Comissão Pastoral da Terra homenageia Tutmés Airan
Maigstrado tem trabalho de intermediação em conflito agrário reconhecido pela entidade camponesa
Desembargador Tutmés Airan recebe homenagem na Barra de São Miguel, nesta terça Caio Loureiro (Arquivo Dicom - TJ/AL)
O desembargador Tutmés Airan recebe, na manhã desta terça-feira, no Centro Catequético dos Irmãos Maristas, no município de Barra de São Miguel,o prêmio Dom Helder Câmara, concedido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Alagoas, durante a abertura da 23ª assembleia estadual da entidade.
De acordo com Carlos Lima, coordenador da CPT, em fevereiro de 2011, durante a ocupação no Cais do Porto, promovida pelos quatro movimentos sociais de Alagoas, o desembargador se colocou à disposição do movimento no intuito de intermediar uma possível negociação com os poderes. Durante a ocasião, também houve criação de um Comitê de Conflitos Agrários no estado, onde ele é o atual representante do Poder Judiciário.
“Ele (o desembargador) também teve uma postura firme contra os políticos em relação a vendas e aquisição de lotes destinados à reforma agrária no estado de Alagoas”, destacou Carlos Lima.
Cerca de 150 camponeses ligados à CPT no Sertão, Agreste, Mata e Litoral, além de agentes pastorais participarão da assembleia e debaterão temas relacionados à vivência e a luta diária no campo com o padre Tiago Thorlby, da CPT de Pernambuco, prestigiam a homenagem.













