Presidente do TJ/AL recebe visita de representantes da AAPPE
Encontro foi o primeiro contato com a instituição que desenvolve ações para deficientes auditivos em Alagoas
Reunião aconteceu na sala da Presidência Cristiano Soares
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, recebeu, na tarde desta segunda-feira (26), a visita de integrantes da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE). A organização sem fins lucrativos representa interesses de pessoas com deficiência auditiva promovendo ações políticas, institucionais e técnicas no estado.
Durante a reunião, a presidente da AAPPE, Iraê Cardoso, propôs um convênio para que pacientes da instituição possam trabalhar como intérpretes e como digitalizadores de processos, além de oferecer a capacitação de servidores que venham a trabalhar com surdos. “Muitos juízes nos solicitam intérpretes para audiências em que uma das partes possui deficiência auditiva e sabemos também que a virtualização de processos do Judiciário pode ser uma oportunidade de emprego para muitos dos nossos pacientes”, esclareceu.
A possibilidade de um convênio entre o TJ/AL e a organização recebeu o apoio da Presidência. “Faremos o que for possível para viabilizar esta parceria, pois realmente necessitaremos de pessoal para a digitalização de processos neste ano e é uma boa oportunidade para também promover a inclusão profissional destes pacientes que querem trabalhar. Após a formalização do pedido, analisaremos sua viabilidade para que o convênio se adeque às possibilidades estruturais e financeiras do Tribunal”, pontuou o presidente Sebastião Costa Filho.
Com oito unidades em funcionamento em Alagoas – nas cidades de Maceió, Santana do Ipanema e Penedo -, a AAPPE oferece gratuitamente diagnósticos auditivos, consultas médicas especializadas, tratamento terapêutico e cursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e toda a comunidade alagoana.
A reunião contou também com a presença do procurador geral do Poder Judiciário, Linaldo Freitas, e do subdiretor-geral substituto do TJ/AL Antenor Claudino.













