Esmal 16/04/2012 - 17:56:41
Aprovados em estágio para Direito recebem treinamento na Esmal
Estudantes puderam entender o funcionamento do Judiciário alagoano, bem como seus direitos e deveres

Estudantes foram recepcionados pelos juizes Alberto Jorge e Fátima Pirauá e pelo secretário Walter Santos Estudantes foram recepcionados pelos juizes Alberto Jorge e Fátima Pirauá e pelo secretário Walter Santos Cristiano Soares

      Os 200 primeiros estudantes aprovados para turno vespertino e todos os estudantes aprovados para o matutino no último concurso para estágio em Direito no Poder Judiciário de Alagoas foram recepcionados para um treinamento, na tarde desta segunda-feira (16), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

      “Esse encontro é, na verdade, muito mais uma fala sobre o funcionamento do Poder Judiciário e, em especial, sobre como os estagiários devem se conduzir, como eles vão trabalhar e quais são os direitos e deveres que os assistem.”, explicou o juiz Alberto Jorge Correia, coordenador geral de cursos da escola.

      O magistrado, além de esclarecer todos esses pontos, destacou a abrangência do estágio na Justiça alagoana, já que muitas das segmentações jurídicas só são encontradas na justiça estadual. Ele apresentou ainda o cenário que os estudantes encontrarão quando da convocação para o desempenho da função, bem como o que se espera dos estagiários.

      A juíza Fátima Pirauá, coordenadora de projetos especiais da escola, frisou que a experiência é muito rica. “Essa chance de aprendizado é muito importante e o que se apreender aqui será útil em qualquer outra função que o estudante venha a exercer no Judiciário. […] E para o Judiciário também é muito bom porque teremos um pessoal preparado tecnicamente, querendo aprender e ajudar”.

      Na oportunidade, os futuros estagiários receberam uma cartilha institucional sobre o o funcionamento do Judiciário Alagoano e um folder com orientações referentes às funções que desempenharão. Os estudantes que não compareceram devem apresentar justificativa, sob pena de perda da vaga.