Criminal 14/05/2012 - 12:36:36
Pleno do TJ recebe denúncia contra prefeito de Piaçabuçu
Dalmo Moreira Santana Júnior é acusado de porte ilegal de arma de fogo em outrubo de 2010

Otávio Leão Praxedes, presidente da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas Otávio Leão Praxedes, presidente da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas Caio Loureiro (Arquivo/Dicom/TJ)

     Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) receberam, à unanimidade de votos, a denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MPE), em que o prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Moreira Santana Júnior, é acusado de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

     A delação se refere ao dia 1º de outubro de 2010, quando uma equipe de policiais federais, durante o pleito eleitoral, executava barreira policial, em Piaçabuçu, com a finalidade de apreensão de armas de fogo portadas de maneira ilegal.

     Durante a operação, uma camionete Toyota Hilux foi abordada e o passageiro identificou-se como o prefeito da cidade. O acusado, quando questionado, informou que não possuía nenhuma arma de fogo no momento.

     Ao ser realizada uma busca, foi encontrada, no porta-objetos, uma pistola, modelo PT 58 SS, calibre 380, com carregador e nove munições intactas e não deflagradas. No momento, o denunciado requereu que tal conduta fosse relevada.

     O Ministério Público registrou que a perícia constatou que a arma de fogo apreendida estava apta a efetuar disparos e encontrava-se cadastrada em nome de terceira pessoa.

     Em sua defesa, o réu alegou o porte como legítima defesa para poder garantir sua segurança e proteção pessoal. Sustentando que a região onde exerce seu mandato, desde 2008, está localizada em reduto político da família Beltrão e que o último pleito, disputado com Djalma Beltrão, foi marcado por intimidações, ofensas e ameaças.

     Divulgada no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (14), a decisão foi relatada pelo desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente da Câmara Criminal do TJ/AL.