Solenidade homenageia primeira comarca de Alagoas
Além de placa comemorativa, Marechal Deodoro recebeu palestra dos 300 anos da Justiça em Alagoas
Autoridades durante descerramento da placa em Marechal Deodoro Caio Loureiro (Dicom-TJ/AL)
Arapiraca recebe palestras em comemoração ao Tricentenário
Ufal recebe palestras sobre tricentenário da Justiça em AL
300 anos: programação segue com palestras hoje no Cesmac
300 anos: contribuição da Justiça para a história do Estado
TJ/AL lança site das comemorações do Tricentenário
TJ abre comemorações dos 300 anos da Justiça em Alagoas
A vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), desembargadora Nelma Torres Padilha, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (20), a aposição de placa comemorativa em Marechal Deodoro, em alusão às comemorações dos 300 anos da presença da Justiça em Alagoas. O município foi sede da primeira comarca do estado, em 1712.
A solenidade aconteceu no Espaço Cultural da prefeitura de Marechal Deodoro, que também recebeu mais uma etapa das palestras sobre o Tricentenário da Justiça em Alagoas. Cerca de 200 alunos da escola municipal Professora Eleuza Galvão Rodes assistiram às palestras.
O coordenador das atividades comemorativas do Tricentenário, magistrado Claudemiro Avelino, palestrou sobre a história e administração do Judiciário alagoano. Ele explicou que em maio de 1712, o rei de Portugal escolheu Marechal Deodoro para receber o primeiro ouvidor geral por estar localizada entre Penedo e Porto Calvo, cidades mais importantes do Estado naquela época. “Marechal Deodoro é o berço do Judiciário alagoano”, completou o magistrado.
O juiz titular da Comarca de Marechal Deodoro, Léo Denisson Bezerra de Almeida, falou sobre “O papel do juiz e da sociedade no controle social” e destacou que é dever do magistrado ter uma postura justa e correta.
Na oportunidade, o magistrado Claudemiro Avelino divulgou o I Concurso de Fotografia do TJ/AL. Com tema “A Justiça sob as perspectivas social, histórica, didática e institucional”, o concurso tem o objetivo de fazer com que a sociedade reflita sobre o papel da Justiça no Brasil e em Alagoas e ao mesmo tempo incentivá-la a expressar, através das imagens, a percepção que possui sobre o Poder Judiciário.
Presenças
O evento contou ainda com a presença do desembargador aposentado Antônio Sapucaia, do juiz auxiliar da presidência Diógenes Tenório, da secretária especial da presidência Josete Pituba, do prefeito da cidade Cristiano Mateus, do vice-prefeito José Petrúcio Soares, do secretário de cultura Carlito Lima, do procurador do município Alfredo Machado e o presidente da Câmara de vereadores Abelardo Leopodino.













