Presidente exalta aproximação do Judiciário com cidadão
Novo fórum da comarca de Piranhas também irá beneficiar habitantes de Olho D'Água do Casado
Autoridades durante inauguração no novo fórum de Piranhas, sertão de AL Caio Loureiro (Dicom-TJ/AL)
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, inaugurou na manhã desta sexta-feira (06), o novo fórum da comarca de Piranhas, reafirmando o compromisso do Poder Judiciário de elevar a qualidade da prestação de serviços jurisdicional. O novo fórum irá beneficiar os 25.000 habitantes do município e também moradores de Olho D'Água do Casado, Sertão de Alagoas.
“A iniciativa faz parte de uma série de reformas levadas a efeito neste biênio e orientadas pela disposição de consolidar a presença do Poder Judiciário no interior do estado”, disse o desembargador-presidente.
“A obra que hoje inauguramos é, enfim, resultado de uma congregação de muitos esforços e símbolo da prevalência do ideal de aproximação do Judiciário e do cidadão. Que a Justiça – a pedra fundamental que lançamos neste solo – seja alicerce da boa prática forense e alento de todos aqueles que recorram a esta Casa”, complementou Sebastião Costa Filho.
O juiz titular da Vara do Único Ofício, Bruno Acioli Araújo, falou sobre a nova estrutura de trabalho. “Nosso fórum possui cerca de 1.500 processos, a maioria relacionado ao direito de família, e esta nova estrutura, além de nos proporcionar melhores condições de trabalho, também motiva os funcionários a exercerem suas funções de modo melhor. O TJ está de parabéns pela excelente estrutura”, enfatizou.
Ministro do STJ prestigia solenidade
Prestigiando a solenidade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, frisou a proximidade do Judiciário com o cidadão. “A Justiça deve estar próxima, a cada dia, do cidadão. Fico muito feliz em ver o estado agregando mais um serviço de prestação jurisdicional à população”, disse.
“Hoje, vemos o Judiciário se renovando a passos largos, aproximando-se das reais necessidades da população. Os cidadãos de Piranhas e da circunvizinhança ganham um espaço moderno, adequado, à altura do povo sertanejo e uma indiscutível marca do trabalho incansável do digníssimo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, que à frente da Corte Judiciária vem se destacando na defesa de uma Justiça mais eficiente, célere e equitativa”, afirmou o secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, representando o governador do Estado.
Para a prefeita de Piranhas, Melina Freitas, o novo fórum é uma das obras mais importantes para a população. “O município não poupou esforços em firmar esta parceria com o Poder Judiciário. A partir de agora, o jurisdicionado piranhense irá funciona de maneira maior e mais célere”, disse.
Unidade judiciária ocupa área de 3.000 m²
Localizado às margens da rodovia Altemar Dutra, Al 225, numa área total de 3.000 m². São 578m² construídos que atendem as normas exigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e possuem amplo estacionamento, sala de audiência, juiz, reconhecimento de testemunha e acusado, espaço para OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e o Tribunal do Júri Des. Antônio Nunes de Araújo. Na área cedida pela prefeitura municipal, ao todo, foram investidos R$ 1.246.195,34. “Este prédio é ainda mais completo, pois possui segurança e circuito interno de câmeras”, segundo o juiz Nelson Tenório, diretor-presidente do Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris).
O presidente Sebastião Costa Filho falou sobre a homenagem feita à ex-funcionária do Poder Judiciário de Alagoas, a tabeliã Cacilda Damasceno Freitas, que empresta seu nome à nova unidade judiciária. “Simpatia, inteligência e determinação são as qualidades que marcaram a vida e a memória da admirável matriarca da família Damasceno Freitas, que empresta o nome a este edifício e com quem todos os alagoanos têm incalculável dívida, defensora como era do desenvolvimento do nosso Sertão e da sua gente, sobretudo dos menos favorecidos”, afirmou. Também o acompanhou nas homenagem à tabeliã, Humberto Martins, Álvaro Machado e Melina Freitas, prefeita do município.
Inauguração atraiu representantes de diversas instituições
Prestigiaram a solenidade, os desembargadores Nelma Torres Padilha, James Magalhães de Medeiros, Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, Washigton Luiz Damasceno, José Carlos Malta Marques, Alcides Gusmão da Silva, Tutmés Airan e Klever Loureiro, o presidente da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis), Pedro Yvens, a chefe de gabinete do presidente do TJ/AL, Ana Leonor, vereadores locais e representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da OAB/AL.













