Criminal 19/07/2012 - 10:41:09
TJ mantém prisão de acusado de roubo e formação de quadrilha
Thallys Sena da Silva está preso por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital

Desembargador José Carlos Malta Marques, integrante da Câmara Criminal do TJ Desembargador José Carlos Malta Marques, integrante da Câmara Criminal do TJ

     O desembargador José Carlos Malta Marques, integrante da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), negou pedido de habeas corpus em favor de Thallys Sena da Silva, acusado de ter cometido os crimes de roubo e formação de quadrilha.

     No recurso encaminhado ao TJ, os advogados de defesa aduzem que o acusado está preso desde 24 de abril deste ano, por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital, com fundamento apenas na “confissão e suposta delação de uma senhora” (sic).

     Argumentam ainda que há excesso de prazo, uma vez que o Ministério Público (MPE) não ofertou denúncia à Justiça, e sustentam a possibilidade de substituição da prisão por outra medida acautelatória. Pedem, ainda, a concessão da liberdade do seu cliente.

     O desembargador explica que a liminar deve restringir-se à garantia da eficácia da decisão final a ser proferida pelo órgão competente para o julgamento, quando se fizerem presentes a plausibilidade jurídica do pedido e o risco de lesão grave ou de difícil reparação.

     “Os impetrantes deixaram de apontar o periculum in mora, apenas referindo-se ao grande prejuízo que a privação do status libertatis da paciente iria causar, e o fumus boni iuris confunde-se com o mérito do Habeas Corpus”, fundamenta Malta Marques.

     Diante da impossibilidade, neste momento, do reconhecimento da plausibilidade do direito invocado, não há, de acordo com a decisão, necessidade de analisarmos a probabilidade de grave dano à esfera jurídica do paciente.

     Pelo exposto, o desembargador denegou a liminar. A decisão está publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (19).

     

     Matéria referente ao Habeas Corpus nº 2012.005132-7