Esmal 19/07/2012 - 11:02:31
Confira lista de selecionados para Treinamento em Mediação
Escola Superior da Magistratura (Esmal) promove capacitação entre os dias 23 e 27 deste mês

Desembargador Alcides Gusmão, coordenador-geral do Núcleo de Métodos Consensuais Desembargador Alcides Gusmão, coordenador-geral do Núcleo de Métodos Consensuais

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) divulgou, em seu site, nesta quarta-feira (18), os selecionados que participarão do Treinamento em Mediação com o tema Processo de Mediação – Teoria e Técnica, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho.

     Destinado aos profissionais e servidores que atuam ou atuarão nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS), vinculados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais SE Solução de Conflitos e Cidadania (NJUS), o curso é presencial e tem carga horária de 40h.

     Os candidatos passaram por análise de currículo, que levou em consideração atividades desenvolvidas na área de conciliação e mediação, e de perfil. A lista com os 24 selecionados encontra-se no seguinte endereço eletrônico: http://www.esmal.tjal.jus.br/?pag=verComunicados&com=123.

     É exigida frequência de 100% dos participantes. Para receber o certificado de aprovação, o aluno será submetido a uma avaliação sobre os temas do conteúdo programático. Os aprovados e com frequência total receberão certificado de conclusão.

     As aulas serão ministradas pelos professores Soraya Vieira Nunes, Bruno Tabosa Vierira, e Vânia Câmpelo Loureiro. O desembargador Alcides Gusmão é o coordenador-geral do NJUS/AL.

     

     Conteúdo Programático

     1° dia

     1) Apresentação e panorama sobre o processo de mediação 60’ (8:00-9:00 horas)

     – Apresentação do programa do curso 5’ (horários e pontualidade)

     – Apresentações pessoais 25’

     – Propósito do curso (abordagem de qualidades técnica, ambiental, social e ética) 30’

     – Habilidades sociais encontradas em programas com elevados índices de qualidade social

     

     2) Teoria de Jogos 120’ (9:00 -11:00 horas)

     – Teoria dos Jogos 15’

     Exercício “Maximize seu Ganho” 85’

     

     3) Apresentação dos métodos autocompositivos de resolução de disputas 60’ (11:15-12:15)

     Os métodos autocompositivos de resolução de conflitos (mediação, conciliação e negociação) 60’

     

     4) Moderna Teoria do Conflito 90’ (14:00 -15:30 horas)

     – Percepção, Reação e Procedimentos de Resolução de Disputas 30’

     – Processos Construtivos e Destrutivos de Resolução de Disputas 30’

     – Espirais de Conflito10’

     – Resultados da apropriada abordagem do Conflito 10’

     – O papel da competição e da cooperação nos processos de resolução de disputas. Co-ompetição (coopetition) 10’

     

     5) Apresentação da importância da negociação no processo de mediação 75’ (15:30-16:45 horas)

     

     – Resumo das técnicas de negociação de Fisher & Ury e Mnookin 65’

     – Criticas sobre teoria de negociação 10’

     

     6) Introdução à Mediação 60’ (17:00 – 18:00)

     – As fases da mediação 45’

     – Demonstração de uma mediação 10’ (Vídeo: A Oficina)

     

      2° dia

     7) Introdução à Mediação (continuação) 120’ (8:00 – 10:00)

     – As fases da mediação 30’

     – Demonstração de uma mediação 60’ (Vídeo: A Oficina)

     – Debates sobre os princípios básicos da mediação 30’

     

     8) Iniciando a mediação (10:15 – 12:00)

     – Planejamento da sessão (preparação ambiental, psicológica, recebendo as partes)

     – Inicio da mediação e sessão conjunta inicial

     – Declaração de abertura eficaz (teoria e prática)

     

     7) Inicio da mediação (continuação) 120’ (14:00 – 16:00 horas)

     – Reunião de informações / escuta ativa 15’

     – Apresentação dos conceitos de Questão, Interesse Real (ou Interesse Latente), e Validação de Sentimentos 25’

     – Tipologia de perguntas 20’

     – Exercício “Onde está o Pai?” 60’ (enfoque na sessão de abertura)

     

     7) Organizando os debates 120’ (16:00 - 18:00 horas)

     – Identificação de questões, interesses reais e sentimentos 40’

     - Princípios

     - Prática (exercícios do manual)

     - Prática (em pares)

     – Validação de sentimentos 40’

     - Princípios

     - Exercício (em pares)

     – Síntese ou resumo 40’

     - Princípios 10’

     - Exercício (em pares) 30’

     

     3° dia

     7) Organização dos debates 120’ (08:00 – 10:00 horas)

     – Breve resumo 10’

     – Apresentação do formulário de observação do mediador 30’

     – Exercício simulado (Acidente de transito) 80’

     

     8) Provocação de mudanças 105’ (10:15 – 12:00)

     – Sessões individuais ou privadas (propósito, confidencialidade, prática) 15’

     – Exercício simulado (A Cama – desenvolver mediação até fases intermediárias e, eventualmente, iniciar sessões privadas) 60’

     – Doze ferramentas para provocar mudanças 30’

     – Recontextualização (ou reenquadramento / resignificação);

     – Audição de propostas implícitas;

     – Afago (ou reforço positivo);

     – Silêncio;

     8) Provocação de mudanças (continuação) 135’ (14:00 – 16:15)

     – Exercício simulado (O Pedreiro – desenvolver mediação até fases intermediárias e, eventualmente, iniciar sessões privadas) 75’

     – Debate sobre exercício 30’

     – Doze ferramentas para provocar mudanças 30’

     – Sessões Individuais (ou sessões privadas);

     – Troca de Papéis;

     – Geração de opções;

     – Normalização;

     

     8) Provocando mudanças (continuação) 90’ (16:30 – 18:00)

     – Doze ferramentas para provocar mudanças 30’

     – Organização de questões e interesses (packaging);

     – Enfoque prospectivo;

     – Testes de realidade (reality tests);

     – Perguntas orientadas a soluções.

     – Exercício de comunicação conciliatória (resumo da oficina de comunicação conciliatória) 60’

     

     4° dia

     8) Provocando mudanças (continuação) 120’ (8:00 -10:00 horas)

     – Exercício simulado (O Banco) 80’

     – Debate sobre exercício 40’

     8) Provocando mudanças (continuação) 120’ (10:15 - 12:15 horas)

     – Doze ferramentas para provocar mudanças 10’

     – Recontextualização (reenquadramento / resignificação);

     – Audição de propostas implícitas;

     – Afago (ou reforço positivo);

     – Silêncio;

     – Sessões Individuais (ou sessões privadas);

     – Troca de Papéis;

     – Geração de opções;

     – Normalização;

     – Organização de questões e interesses (packaging);

     – Enfoque prospectivo;

     – Testes de realidade (reality tests);

     – Perguntas orientadas a soluções.

     – Exercício simulado (A Oficina) 80’

     – Debate sobre exercício 30’

     

     8) Provocando mudanças (continuação) 120’ (14:00 - 16:00 horas)

     – Doze ferramentas para provocar mudanças (revisão) 10’

     – Recontextualização (reenquadramento / resignificação);

     – Audição de propostas implícitas;

     – Afago (ou reforço positivo);

     – Silêncio;

     – Sessões Individuais (ou sessões privadas);

     – Troca de Papéis;

     – Geração de opções;

     – Normalização;

     – Organização de questões e interesses (packaging);

     – Enfoque prospectivo;

     – Testes de realidade (reality tests);

     – Perguntas orientadas a soluções.

     – Exercício simulado (O Gol) 60’

     – Debate sobre o exercício 30’

     

     

     5° dia

     09) Concluindo a mediação 105’ (10:15 – 12:00 horas)

     – Concluindo a sessão em mediações com mais de um encontro 5’

     – Chegando ao acordo 5’

     – Testando o acordo 5’

     – Concluindo a sessão 5’

     – Redigindo o acordo 5’

     Exercício simulado (Parreira Rosa) 80’

     Debates sobre exercício 10’

     

     10) Questões éticas na mediação 60’ (14:00 – 15:00 horas)

     – questão da desproporção de poder (marido e esposa; parte com advogado/sem advogado; parte que não conhece seus direitos)

     – questão da concordância com os termos do acordo (marido que não quer nada)

     – questão da veracidade (ouro dos tolos – pirita; fusca velho)

     – limites da confidencialidade

     – questões de diversidade na mediação

     

     11) Estrutura: Resolução 125 do CNJ 60’ (15h as 18h)

     – Apresentação do formulário de satisfação do usuário

     – Apresentação do formulário de supervisão de desempenho