Confira lista de selecionados para Treinamento em Mediação
Escola Superior da Magistratura (Esmal) promove capacitação entre os dias 23 e 27 deste mês
Desembargador Alcides Gusmão, coordenador-geral do Núcleo de Métodos Consensuais
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) divulgou, em seu site, nesta quarta-feira (18), os selecionados que participarão do Treinamento em Mediação com o tema Processo de Mediação – Teoria e Técnica, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho.
Destinado aos profissionais e servidores que atuam ou atuarão nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS), vinculados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais SE Solução de Conflitos e Cidadania (NJUS), o curso é presencial e tem carga horária de 40h.
Os candidatos passaram por análise de currículo, que levou em consideração atividades desenvolvidas na área de conciliação e mediação, e de perfil. A lista com os 24 selecionados encontra-se no seguinte endereço eletrônico: http://www.esmal.tjal.jus.br/?pag=verComunicados&com=123.
É exigida frequência de 100% dos participantes. Para receber o certificado de aprovação, o aluno será submetido a uma avaliação sobre os temas do conteúdo programático. Os aprovados e com frequência total receberão certificado de conclusão.
As aulas serão ministradas pelos professores Soraya Vieira Nunes, Bruno Tabosa Vierira, e Vânia Câmpelo Loureiro. O desembargador Alcides Gusmão é o coordenador-geral do NJUS/AL.
Conteúdo Programático
1° dia
1) Apresentação e panorama sobre o processo de mediação 60’ (8:00-9:00 horas)
– Apresentação do programa do curso 5’ (horários e pontualidade)
– Apresentações pessoais 25’
– Propósito do curso (abordagem de qualidades técnica, ambiental, social e ética) 30’
– Habilidades sociais encontradas em programas com elevados índices de qualidade social
2) Teoria de Jogos 120’ (9:00 -11:00 horas)
– Teoria dos Jogos 15’
Exercício “Maximize seu Ganho” 85’
3) Apresentação dos métodos autocompositivos de resolução de disputas 60’ (11:15-12:15)
Os métodos autocompositivos de resolução de conflitos (mediação, conciliação e negociação) 60’
4) Moderna Teoria do Conflito 90’ (14:00 -15:30 horas)
– Percepção, Reação e Procedimentos de Resolução de Disputas 30’
– Processos Construtivos e Destrutivos de Resolução de Disputas 30’
– Espirais de Conflito10’
– Resultados da apropriada abordagem do Conflito 10’
– O papel da competição e da cooperação nos processos de resolução de disputas. Co-ompetição (coopetition) 10’
5) Apresentação da importância da negociação no processo de mediação 75’ (15:30-16:45 horas)
– Resumo das técnicas de negociação de Fisher & Ury e Mnookin 65’
– Criticas sobre teoria de negociação 10’
6) Introdução à Mediação 60’ (17:00 – 18:00)
– As fases da mediação 45’
– Demonstração de uma mediação 10’ (Vídeo: A Oficina)
2° dia
7) Introdução à Mediação (continuação) 120’ (8:00 – 10:00)
– As fases da mediação 30’
– Demonstração de uma mediação 60’ (Vídeo: A Oficina)
– Debates sobre os princípios básicos da mediação 30’
8) Iniciando a mediação (10:15 – 12:00)
– Planejamento da sessão (preparação ambiental, psicológica, recebendo as partes)
– Inicio da mediação e sessão conjunta inicial
– Declaração de abertura eficaz (teoria e prática)
7) Inicio da mediação (continuação) 120’ (14:00 – 16:00 horas)
– Reunião de informações / escuta ativa 15’
– Apresentação dos conceitos de Questão, Interesse Real (ou Interesse Latente), e Validação de Sentimentos 25’
– Tipologia de perguntas 20’
– Exercício “Onde está o Pai?” 60’ (enfoque na sessão de abertura)
7) Organizando os debates 120’ (16:00 - 18:00 horas)
– Identificação de questões, interesses reais e sentimentos 40’
- Princípios
- Prática (exercícios do manual)
- Prática (em pares)
– Validação de sentimentos 40’
- Princípios
- Exercício (em pares)
– Síntese ou resumo 40’
- Princípios 10’
- Exercício (em pares) 30’
3° dia
7) Organização dos debates 120’ (08:00 – 10:00 horas)
– Breve resumo 10’
– Apresentação do formulário de observação do mediador 30’
– Exercício simulado (Acidente de transito) 80’
8) Provocação de mudanças 105’ (10:15 – 12:00)
– Sessões individuais ou privadas (propósito, confidencialidade, prática) 15’
– Exercício simulado (A Cama – desenvolver mediação até fases intermediárias e, eventualmente, iniciar sessões privadas) 60’
– Doze ferramentas para provocar mudanças 30’
– Recontextualização (ou reenquadramento / resignificação);
– Audição de propostas implícitas;
– Afago (ou reforço positivo);
– Silêncio;
8) Provocação de mudanças (continuação) 135’ (14:00 – 16:15)
– Exercício simulado (O Pedreiro – desenvolver mediação até fases intermediárias e, eventualmente, iniciar sessões privadas) 75’
– Debate sobre exercício 30’
– Doze ferramentas para provocar mudanças 30’
– Sessões Individuais (ou sessões privadas);
– Troca de Papéis;
– Geração de opções;
– Normalização;
8) Provocando mudanças (continuação) 90’ (16:30 – 18:00)
– Doze ferramentas para provocar mudanças 30’
– Organização de questões e interesses (packaging);
– Enfoque prospectivo;
– Testes de realidade (reality tests);
– Perguntas orientadas a soluções.
– Exercício de comunicação conciliatória (resumo da oficina de comunicação conciliatória) 60’
4° dia
8) Provocando mudanças (continuação) 120’ (8:00 -10:00 horas)
– Exercício simulado (O Banco) 80’
– Debate sobre exercício 40’
8) Provocando mudanças (continuação) 120’ (10:15 - 12:15 horas)
– Doze ferramentas para provocar mudanças 10’
– Recontextualização (reenquadramento / resignificação);
– Audição de propostas implícitas;
– Afago (ou reforço positivo);
– Silêncio;
– Sessões Individuais (ou sessões privadas);
– Troca de Papéis;
– Geração de opções;
– Normalização;
– Organização de questões e interesses (packaging);
– Enfoque prospectivo;
– Testes de realidade (reality tests);
– Perguntas orientadas a soluções.
– Exercício simulado (A Oficina) 80’
– Debate sobre exercício 30’
8) Provocando mudanças (continuação) 120’ (14:00 - 16:00 horas)
– Doze ferramentas para provocar mudanças (revisão) 10’
– Recontextualização (reenquadramento / resignificação);
– Audição de propostas implícitas;
– Afago (ou reforço positivo);
– Silêncio;
– Sessões Individuais (ou sessões privadas);
– Troca de Papéis;
– Geração de opções;
– Normalização;
– Organização de questões e interesses (packaging);
– Enfoque prospectivo;
– Testes de realidade (reality tests);
– Perguntas orientadas a soluções.
– Exercício simulado (O Gol) 60’
– Debate sobre o exercício 30’
5° dia
09) Concluindo a mediação 105’ (10:15 – 12:00 horas)
– Concluindo a sessão em mediações com mais de um encontro 5’
– Chegando ao acordo 5’
– Testando o acordo 5’
– Concluindo a sessão 5’
– Redigindo o acordo 5’
Exercício simulado (Parreira Rosa) 80’
Debates sobre exercício 10’
10) Questões éticas na mediação 60’ (14:00 – 15:00 horas)
– questão da desproporção de poder (marido e esposa; parte com advogado/sem advogado; parte que não conhece seus direitos)
– questão da concordância com os termos do acordo (marido que não quer nada)
– questão da veracidade (ouro dos tolos – pirita; fusca velho)
– limites da confidencialidade
– questões de diversidade na mediação
11) Estrutura: Resolução 125 do CNJ 60’ (15h as 18h)
– Apresentação do formulário de satisfação do usuário
– Apresentação do formulário de supervisão de desempenho













