Esmal 15/08/2012 - 12:26:47
“Técnicas para coleta de prova oral” é tema de curso para juízes
Esmal oferta 120 vagas para curso de aperfeiçoamento nos dias 20, 21 e 22 de setembro

Em setembro, Esmal promove 20 horas de curso de aperfeiçoamento para magistrados Em setembro, Esmal promove 20 horas de curso de aperfeiçoamento para magistrados

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) promove, nos dias 20, 21 e 22 de setembro deste ano, curso presencial de aperfeiçoamento para 120 magistrados. Tendo como tema “Técnicas para coleta de prova oral”, o treinamento de carga horária de 20h é voltado para juízes que têm interesse em promoção e acesso ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

     Na quinta-feira (20/09), o curso tem início às 18h indo até 22h, na sexta-feira (21/09) acontece das 8h até 12h e das 14h às 18h. No último dia, sábado (22/09), as aulas iniciam às 8h terminando ao meio dia. O professor Oscar Marcelo Silveira ministrará a capacitação.

     Na ocasião, ele discutirá com os magistrados temas como rapport, proxêmica, comunicação, análise do discurso verbal e não verbal, saber ouvir e perguntar, a linguagem da mentira: seus sinais, entre outros. As aulas acontecem na sede da Esmal, localizada na Rua Cônego Machado, 1061, bairro do Farol.

     Inscrições e certificado

     As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro deste ano, exclusivamente pelo site da Esmal. Após o prazo, será publicada lista de inscritos no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) e no site da Escola. Será admitida a desistência da inscrição até dois dias úteis antes do início do curso.

     Para receber certificado de aprovação, é exigido frequência mínima de 75% sobre o total do curso e nota superior ou igual a 6,00 no trabalho que será entregue pelos juízes até 30 dias após o fim do curso. O trabalho deve abordar o conteúdo programático do curso e conter obrigatoriamente de cinco a 10 laudas.

     Os magistrados que não entregarem os artigos e obtiverem presença mínima exigida recebem apenas certificado de participação. O edital do curso foi publicado no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (15).

     Currículo Oscar Marcelo Silveira de Silveira

     Agente de Polícia Federal de Classe Especial lotado no RS. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande. Extensão em Antiterrorismo e Operações de Fronteira pelo New Mexico Tech/NM/USA, cursos certificados pela Universidade da Louisiana. Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia em conjunto com a Fundação Universidade do Tocantins. Atuou por oito anos nas operações da PF em Cáceres/MT, fronteira Brasil/Bolívia. Atua há sete anos na Unidade de Inteligência Policial em Rio Grande/RS.

     Atividade docente: Professor conteudista das disciplinas de Investigação Policial e de Técnicas de Entrevista & Interrogatório na Academia Nacional de Polícia em Brasília/DF, para cursos de formação e especialização. Ministrou cursos para o DEPEN, BACEN, SENASP, PM/MT, MPF, MPT, polícias de países do MERCOSUL e da comunidade lusofônica, magistratura brasileira e uruguaia e ministrou, ainda, este curso nas Escolas Judiciais dos TRTs nos Estados do RJ, ES, BA, PE, MS, SP, MT, RS, SC, PR, AL, SE, DF, GO, AM, MA, PI, RN e PB, e TJ/SE.