Virtualização 03/09/2012 - 17:17:50
7ª, 8ª e 9ª Varas recebem processos digitais a partir desta segunda-feira (3)
Peticionamento só será possível através do portal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL)

Caio Loureiro (Arquivo/Dicom - TJ/AL)

     Os novos processos que tramitarão nas 7ª, 8ª e 9ª Varas Criminais da Capital - Tribunal do Júri, a partir de hoje (03), serão digitais, conforme deliberação da Comissão de Informática. O peticionamento eletrônico só será possível através do portal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

     Na última sexta-feira (31) houve treinamento da ferramenta de peticionamento eletrônico aos promotores e assessores de Justiça na sede do Ministério Público (MP/AL). Em agosto, delegados e escrivães de polícia também participaram de treinamento na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Cerca de 30 pessoas, dentre elas promotores e assessores, receberam treinamento e mais de cem integrantes da Polícia Civil (PC), divididos em três turmas, foram capacitados.

     De acordo com a Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), os processos já existentes nessas varas continuarão tramitando na forma física até deliberação posterior.

     Bom exemplo

     Um exemplo concreto da virtualização é o Diário de Justiça Eletrônico (DJE), que já economizou mais de sete milhões de folhas de papel. Para o presidente da Comissão de Virtualização do Judiciário Alagoano, juiz Alexandre Lenine, a virtualização processual de todas as unidades do Poder Judiciário também tem o intuito de viabilizar atividades com segurança, operar ecologicamente e proporcionar a aceleração dos trâmites processuais.

     “A virtualização já é uma realidade no estado de Alagoas e todo o processo elimina etapas burocráticas. Um exemplo dessa mudança pode ser constatado na rapidez de algumas ações a partir da virtualização. Antes, a entrada dos advogados com a petição inicial, o carimbo da petição e o registro dessas ações eram feitos em um livro que existia no cartório judicial. Hoje, no entanto, essas atividades já podem ser feitas, virtualmente, em qualquer lugar do mundo, através das conexões da Internet”, evidenciou Lenine.