Esmal promove primeira fase do curso para conciliadores e mediadores
Treinamento é destinado a 50 conciliadores aprovados no último concurso e 10 servidores do CJUS
Coordenadordo NJUS, desembargador Alcides Gusmão da Silva, abre fase teórica do curso Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
O coordenador geral do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos (NJUS), desembargador Alcides Gusmão da Silva, deu início, na manhã desta segunda-feira (10), à primeira parte do “II Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores em conflitos de interesses do Poder Judiciário”, que prossegue até sexta-feira (14). Nesta fase, serão abordados sete módulos teóricos em 45 horas de aula.
“O objetivo desta capacitação é levar orientação técnica de forma didática para os conciliadores e mediadores. Neta etapa, serão abordados teorias, e posteriormente, colocadas em prática na segunda parte do curso”, explicou o coordenador geral do NJUS, desembargador Alcides Gusmão da Silva.
O treinamento é destinado a 50 novos conciliadores e 10 servidores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS). Para a segunda etapa do treinamento, os participantes serão divididos em três grupos que atuarão no CJUS do Fórum da Capital. O primeiro grupo participa das conciliações ainda este mês e os dois restantes em outubro, sendo 50 horas de prática.
As aulas teóricas são ministradas pela servidora Moacyra Rocha, que, durante a introdução do treinamento, destacou a importância da figura do conciliador na vida dos jurisdicionados, enquanto orientadores e solucionadores de seus conflitos.
Para a conciliadora Iana Pereira Soares de 25 anos, aprovada no último processo seletivo, o curso é uma excelente oportunidade de aperfeiçoar as técnicas de conciliação. “Quando cheguei no 1º Juizado de Arapiraca recebi orientação de como proceder durante as conciliações e acredito que após este treinamento voltarei ainda mais preparada”.













