Presidência 14/09/2012 - 12:45:43
Virtualização da segunda instância do TJ começa este mês
Presidente Sebastião Costa ratifica economia de até 70% com recepção digital de processos

Presidente Sebastião Costa durante reunião sobre virtualização na sede do TJ Presidente Sebastião Costa durante reunião sobre virtualização na sede do TJ Caio Loureiro (Dicom TJ/AL)

     O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (14), com representantes da empresa Softplan, responsável pela implantação dos sistemas de automação necessários à consolidação da virtualização processual na segunda instância do Judiciário alagoano.

     Os mecanismos digitais para recepção e consequente distribuição de recursos permitem ao Tribunal de Justiça economizar até 70% com recursos materiais atualmente utilizados durante a recepção e distribuição de processos. Os especialistas em virtualização também apontam outra vantagem da ferramenta: maior celeridade processual.

     "Com a virtualização, os processos tramitam com muito mais agilidade. Há significativas vantagens para nós, magistrados e servidores, e também para a população, que se beneficia da celeridade do trâmite processual. Os investimentos são elevados, mas necessários à modernização do Poder Judiciário alagoano", destacou o presidente.

     José Baptista, diretor adjunto de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ, destaca inúmeras vantagens da virtualização na segunda instância, dentre as quais a eliminação dos processos físicos (em papel). "Concluído o processo, não mais haverá novos processos em papel tramitando no Tribunal de Justiça", reforçou o diretor.

     Os processos encaminhados ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) antes da mudança da sistemática continuarão tramitando em papel e, dependendo da demanda, serão digitalizados.

     De acordo com cronograma estabelecido entre Softplan e TJ, o treinamento para servidores da Corte de Justiça começa no dia 24 deste mês. "O processo deve estar concluído até 3 de dezembro", informou o juiz Alexandre Lenine, presidente da Comissão de Virtualização do Tribunal de Justiça de Alagoas.