Esmal 19/09/2012 - 14:06:39
Esmal dá início ao curso de “Técnicas para coleta de prova oral”
Capacitação, voltada para magistrados, acontece na sede da Escola Superior da Magistratura, no Farol

Curso de perfeiçoamento oferece 120 vagas para magistrados, com 20 horas-aula Curso de perfeiçoamento oferece 120 vagas para magistrados, com 20 horas-aula Arquivo/Dicom- TJ/AL

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) dá início, nesta quinta-feira (20), às 18h, ao curso de aperfeiçoamento para 120 magistrados. Com o tema Técnicas para coleta de prova oral, o curso é destinado aos juízes que têm interesse em promoção e acesso ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e tem continuidade nos dias 21 e 22 de setembro, com carga horária de 20h.

     No dia 21, o curso acontece de 8h às 12h e das 14h às 18h. No último dia, 22, as aulas têm início às 8h e termina ao meio dia. A capacitação será ministrada pelo professor Oscar Marcelo Silveira. Durante o curso, serão discutidos temas como rapport, proxêmica, comunicação, análise do discurso verbal e não verbal, saber ouvir e perguntar, a linguagem da mentira: seus sinais, dentre outros. As aulas acontecem na sede da Esmal, localizada na Rua Cônego Machado, 1061, bairro do Farol.

     Regras para garantir Certificado

     Para receber certificado de aprovação, é exigido frequência mínima de 75% sobre o total do curso e nota superior ou igual a 6,00 no trabalho que será entregue pelos juízes até 30 dias após o fim do curso. O trabalho deve abordar o conteúdo programático do curso e conter obrigatoriamente de cinco a 10 laudas.

     Os magistrados que não entregarem os artigos e obtiverem presença mínima exigida recebem apenas certificado de participação.

     Currículo de Oscar Marcelo Silveira

     Agente de Polícia Federal de Classe Especial lotado no RS. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande. Extensão em Antiterrorismo e Operações de Fronteira pelo New Mexico Tech/NM/USA, cursos certificados pela Universidade da Louisiana. Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia em conjunto com a Fundação Universidade do Tocantins. Atuou por oito anos nas operações da PF em Cáceres/MT, fronteira Brasil/Bolívia. Atua há sete anos na Unidade de Inteligência Policial em Rio Grande/RS.

     Atividade docente: Professor conteudista das disciplinas de Investigação Policial e de Técnicas de Entrevista & Interrogatório na Academia Nacional de Polícia em Brasília/DF, para cursos de formação e especialização. Ministrou cursos para o DEPEN, BACEN, SENASP, PM/MT, MPF, MPT, polícias de países do MERCOSUL e da comunidade lusofônica, magistratura brasileira e uruguaia e ministrou, ainda, este curso nas Escolas Judiciais dos TRTs nos Estados do RJ, ES, BA, PE, MS, SP, MT, RS, SC, PR, AL, SE, DF, GO, AM, MA, PI, RN e PB, e TJ/SE.