Mutirão 21/09/2012 - 14:49:53
Ação da Justiça Itinerante julga 18 processos de crimes contra a vida
Mutirão do Júri foi realizado nesta sexta-feira (21), na Fits

Segundo Mutirão do Júri: uma das medidas para diminuir a violência em Alagoas Segundo Mutirão do Júri: uma das medidas para diminuir a violência em Alagoas Caio Loureiro (Arquivo/Dicom - TJ/AL)

     A Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), promoveu, nesta sexta-feira (21), na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), o julgamento de 20 processos de crimes contra a vida oriundos da 8ª Vara Criminal da Capital.

     Este é o segundo Mutirão do Júri, de dez que serão realizados em Maceió e Arapiraca até o final deste ano e faz parte das medidas adotadas entre o TJ/AL e o Ministério da Justiça para diminuir os índices de violência no nosso Estado. O Poder Judiciário alagoano pretende ainda julgar cerca de 200 processos de crimes dolosos até dezembro. Ações judiciais mais antigas e com réus presos foram priorizados para os mutirões.

     A coordenadora da Justiça Itinerante, magistrada Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, destacou o empenho do presidente do TJ/AL, desembargador Sebastião Costa Filho, para dar andamento as medidas do Governo Federal, “Brasil mais seguro”. “O Mutirão do Júri tira da sociedade a ideia de impunidade e isto não significa que todos os réus de hoje serão condenados, mas que serão julgados”, explicou a juíza.

     O estudante do 7º período de Direito, Sandro Almeida, de 21 anos, convocado para fazer parte do Júri e dispensado após sorteio, fez questão de assistir ao julgamento. Assim como ele, os alunos do 1º período do curso, Nathália Regina dos Santos e Carlos Alberto Cavalcante, ambos de 18 anos, estão acompanhando os mutirões.

     Dos 18 julgamentos, 8 réus foram condenados e 10 absolvidos. O primeiro Mutirão do Júri, realizado no dia 31 de agosto, julgou vinte processos, alguns com mais de um réu, da 9ª Vara Criminal da Capital, no qual 11 réus foram absolvidos e 15 condenados.