Mutirão 28/09/2012 - 15:37:38
Justiça promove Mutirão do Júri na faculdade Raimundo Marinho
Magistrados destacam a importância dos mutirões do Júri na diminuição da violência

Terceiro de dez mutirões do Júri que serão realizados até dezembro deste ano Terceiro de dez mutirões do Júri que serão realizados até dezembro deste ano Caio Loureiro (Arquivo/Dicom- TJ/AL)

     A coordenadora da Justiça Itinerante, programa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), juíza Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, destacou, durante Mutirão do Júri, realizado nesta sexta-feira (28), os benefícios trazidos à sociedade após medidas adotadas pelo Poder Judiciário e o Governo Federal na implantação do Programa Brasil mais Seguro em Alagoas.

     “Nesses mutirões, cada magistrado fica responsável por um único processo. Eles recebem com antecedência para estudá-los e com isso o Judiciário garante a realização de um julgamento justo, tanto para os réus como para as famílias das vítimas”, explicou a juíza.

     Segundo o magistrado André Gêda, a ação parte de um esforço conjunto entre o Tribunal e outros órgãos do Estado para diminuir os índices de violência em Alagoas. “O Judiciário está dando uma resposta à sociedade na forma de prestação jurisdicional”, frisou.

     A Faculdade Raimundo Marinho sedia, hoje (28), o terceiro de dez mutirões do Júri que serão realizados até dezembro deste ano, com o julgamento de 20 processos de crimes dolosos contra a vida que tramitavam na 9ª Vara Criminal da Capital. Até o fim do ano, espera-se a Justiça alagoana julgue aproximadamente 200 processos deste tipo.

     O evento também proporciona a oportunidade de estudantes do curso de Direito, de diversas faculdades, acompanhar o trabalho do TJ/AL. O aluno do 3º período do curso, Hebert Silva Torres, acompanhou pela primeira vez um julgamento. “Achei muito interessante, pude tirar algumas dúvidas, acompanhar o exercício do Direito e como o juiz atua com imparcialidade diante de um julgamento”, explicou.

     No dia 26 de outubro, a Justiça Itinerante realiza o julgamento de 20 processos oriundos da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios e no dia 14 de dezembro, acontece Mutirão do júri de processos em tramitação na 5ª e 8ª Vara Criminal de Arapiraca.