25ª Vara Cível de Família da Capital é 100% virtualizada
Cerca de 1200 processos da unidade já podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar
Juiz Sérgio Persiano diante da prateleira de processos que já foram virtualizados Itawi Albuquerque - Dicom - TJ/AL
A 25ª Vara Cível de Família da Capital, localizada no Fórum Regional do Benedito Bentes, encontra-se com todos os processos em tramitação virtualizados desde o dia 26 de setembro deste ano. Esta é a primeira unidade judiciária de Maceió totalmente virtualizada, mas, desde o ano passado Alagoas tem sido referência em virtualização processual, com a comarca de Maribondo, a primeira comarca totalmente virtualizada do país.
“Com a virtualização dos processos da Vara, cerca de 1.200, os advogados das partes acessam, de qualquer lugar, o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) e podem ficar sabendo em tempo real dos despachos e decisões tomadas por mim”, explicou o magistrado titular da 25ª Vara Cível da Capital, Sérgio Wanderley Persiano.
Segundo o magistrado, uma resolução da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), garante que os processos físicos, em tramitação, e que agora estão virtualizados, devem existir até a conclusão dos autos e só depois serão encaminhados ao Arquivo Judiciário, no Fórum da Capital.
A virtualização garante maior agilidade, aumenta a produtividade do Judiciário e proporciona um ganho na rotina cartorária, uma vez que o magistrado tem todo o fórum à disposição em qualquer lugar, podendo movimentar processos a qualquer hora no sistema.
A total virtualização da Vara foi mais rápida do que em outras unidades judiciárias, por se tratar de uma unidade nova, com demandas menores, além de ter contado com o apoio do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, que suspendeu prazos processuais para que fosse adiantado o processo de virtualização.
“A comunidade do Benedito Bentes, assim como os servidores e eu, estamos muito agradecidos com empenho do presidente do Tribunal, desembargador Sebastião Costa Filho, em proporcionar solução mais ágil para as demandas”, contou o magistrado Sérgio Persiano.













