Esmal 17/10/2012 - 13:29:28
Curso de aperfeiçoamento e promoção de juízes é ofertado pela Esmal
Inscrições para 120 vagas devem ser feitas no site da Escola de 17 de outubro a 14 de novembro

Fachada a Escola Superior da Magistratura de Alagoas, no Farol Fachada a Escola Superior da Magistratura de Alagoas, no Farol Caio Loureiro (Arquivo/Dicom - TJ/AL)

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Administração Judiciária – Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas e Gestão de Processos de Trabalho.

     Destinado a magistrados com objetivo de promoção e acesso ao TJ/AL pelo critério de merecimento, as inscrições devem ser feitas no site da Escola de 17 de outubro a 14 de novembro. Executada na modalidade presencial, a capacitação possui 120 vagas, carga horária de 30h e será realizada de 22 a 24 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 19h, na Esmal.

     O cursista deverá ter uma frequência mínima de 75% e nota mínima de 6. Para receber o certificado de aprovação, o aluno terá que elaborar e entregar na Esmal, num prazo de 30 dias a contar da última aula do curso, um trabalho sobre tema constante do conteúdo programático, contendo de 05 a 10 laudas impresso em papel A4.

     Aqueles que tiverem a frequência mínima e não apresentarem o trabalho ou não alcançarem a nota mínima, receberão apenas certificados de frequência. As aulas serão ministradas pelos professores José Raimundo dos Santos Costa e Silvio Silva Broxado.

     Conteúdo Programático

     Disciplina: Gestão Estratégica de Unidade Judiciária

     Planejamento estratégico do Poder Judiciário Nacional Resolução nº 70 do CNJ.

     Plano Estratégico do Tribunal de Justiça de Alagoas.

     Planejamento Estratégico para unidades judiciais: elementos descritivos; instrumentalização do plano estratégico; desenvolvimento do plano estratégico: definição das oportunidades e ameaças do ambiente externo; análise do ambiente interno; definição dos elementos descritivos; implantação dos objetivos estratégicos; das metas e dos planos estratégicos.

     Controles estratégicos.

     Fundamentos e metodologia da gestão de unidades judiciárias.

     Principais dificuldades enfrentadas pelos magistrados no exercício da função visando diminuir o acervo processual, baixar a taxa de congestionamento e diminuir o tempo de duração de uma ação na vara.

     Expor as boas práticas de gestão executadas pelos participantes em suas unidades judiciárias.

     Disciplina: Gestão de Processos de Trabalho

     O processo de estruturação e modelagem das organizações; aplicabilidade dos modelos de modelagem organizacional no âmbito das atividades cartorárias; processos, atividades, tarefas, rotinas, fluxos, estudo e aperfeiçoamento de processos, padronização e racionalização de rotinas nas secretarias das unidades judiciárias: normas, manuais, critérios de excelência em gestão de processos.

     Fundamentos e metodologia da gestão de unidades judiciárias; planejamento e processos de trabalho nas unidades judiciárias.

     Fatores críticos na implantação de rotinas de trabalho nas unidades judiciárias, implantação, gerenciamento e avaliação de rotinas de trabalho nas unidades judiciárias.

     Principais dificuldades enfrentadas pelos magistrados no exercício da função visando diminuir o acervo processual, baixar a taxa de congestionamento e diminuir o tempo de duração de uma ação na vara.

     Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

     Fundamentos da Gestão de Pessoas no Poder Judiciário.

     O papel do gestor e sua natureza, habilidades interpessoais ( comunicação e feedback), habilidades decisórias ( delegação, negociação e resolução de conflitos).

     Identificação de talentos, trabalhos em equipe, avaliação de desempenho e reconhecimento.

     Premissas e diretrizes da gestão estratégica de pessoas.

     Bases da gestão de pessoas por competência, alinhamento entre gestão de pessoas e resultados organizacionais.