Presidente do TJ inaugura fórum e frisa eficácia na Justiça
Localizada às margens da AL-215, Boca da Mata recebe obra adaptada para todos os públicos
Presidente do TJ discursando durante inauguração da nova sede do Fórum de Boca da Mata Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)
Destacando a missão do Poder Judiciário de buscar eficácia na prestação dos serviços, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26), a nova sede do Fórum da Comarca de Boca da Mata que beneficiará cerca de 27 mil habitantes.
“Esta obra constitui marcante evolução diante das antigas instalações. Pretendemos que ela atenda ao crescente número de demandas desta Comarca com eficiência e conforto para magistrados, servidores e jurisdicionados”, pontuou o desembargador presidente em seu discurso. Ainda em seu discurso, o chefe do Judiciário contou que a concretização da unidade Judiciária se deu graças aos esforços concentrados do Poder Judiciário e da administração pública.
Titular da Comarca de Boca da Mata, juiz André Guasti Motta, explicou que o antigo prédio, apesar das adaptações realizadas, não atendia ao aumento do número de demandas. “Agora, a nova estrutura física estimula a qualidade jurisdicional e motiva os servidores”, frisou.
Acessibilidade
Um dos fundadores da Associação de Deficientes Físicos de Boca da Mata (Adefisbom) e cadeirante, Mário Jorge de Morais de 43 anos, frisou a relevância da unidade Judiciária ser adaptada para todos os públicos. “A cidade ganhou muito com a nova sede. Preciso vir sempre ao Fórum para representar a associação e me sentia muito deprimido porque não tinha acessibilidade no prédio e acessibilidade é cidadania”, contou.
O magistrado André Guasti explicou que para participar de uma simples audiência, a população tinha apenas a opção de subir para a sala de audiências por escada. “Seguindo as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Fórum possui rampas e banheiros adaptados que irão beneficiar não só os deficientes físicos, como também idosos e pessoas com dificuldades de locomoção”.
Estrutura
O Fórum foi construído em terreno doado pela prefeitura do município de Boca da Mata e fica localizado às margens da AL-215, Rodovia Major Tenório, no bairro Paulo Sarmento. Na unidade que foi investido R$ 1.185.813,45, há amplo estacionamento, salas para realização de audiência, depósito de armas, e sala de testemunhas.
Segundo o diretor do Fundo Especial para Modernização do Judiciário (Funjuris), juiz Nelson Tenório de Oliveira Neto, o Fórum atende às orientações do CNJ. “Considerando a nova estrutura, o que muda é a acomodação e a qualidade da prestação jurisdicional. Com a nova sede quem ganha são os magistrados, servidores e jurisdicionados”.













