Esmal 30/10/2012 - 15:17:21
Esmal realiza curso sobre conciliação para professores de Direito
Objetivo é capacitar professores que atuarão junto aos centros de conciliação e mediação

Fachada da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no Farol Fachada da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no Farol Caio Loureiro (Arquivo/Dicom - TJ/AL)

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) realiza curso de atualização para professores de faculdades de Direito de Alagoas sobre o tema I Curso de Capacitação em Conciliação e Mediação para Professores das Faculdades de Direito do Estado de Alagoas, com 60 vagas e 70 horas-aula. As inscrições devem ser feitas na Coordenação de Cursos da Esmal, no horário de 14 horas às 18 horas, no período de 1 a 14 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição, além de entregar 2 cópias do Curriculum Vitae.

     O objetivo do curso é capacitar professores que atuarão junto aos centros de conciliação e mediação, no sentido de proporcionar os fundamentos teóricos e práticos necessários para a atuação na conciliação e mediação de conflitos, com os requisitos exigidos pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

     Dentre os objetivos específicos do curso, estão a conscientização sobre a política pública de tratamento adequado de conflitos; os conceitos de conciliação e mediação em suas peculiaridades, na expectativa de sua utilização como instrumentos de gestão de conflitos no âmbito do Poder Judiciário; a ampliação de aptidões na área de Comunicação; cientificar acerca do cenário nacional e internacional dos elementos alternativos de solução de conflitos, bem como dos métodos exigentes; ensinar técnicas de solução de conflitos e sua aplicação prática.

     Etapas

     O curso será dividido em dois módulos, com teoria e prática. Na primeira etapa, que ocorrerá do dia 19 a 23 de novembro, serão ministradas 6 disciplinas, computando-se 45 horas-aula. As aulas serão presenciais, interativas e expositivas, com exercícios, através das técnicas de simulação de casos e exercícios para fixação dos conceitos apreendidos, além da elaboração de relatórios. A segunda etapa será voltada para as aulas práticas, com carga horária de 25 horas-aula. As aulas teóricas acontecem na Esmal e as práticas, no Fórum da Capital, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS).

     O aluno terá que frequentar 100% das horas direcionadas às aulas teóricas e práticas. Serão avaliadas assiduidade, pontualidade e a postura de integração no grupo. Caso o aluno não apresente um relatório de estágio, receberá apenas o certificado de frequência.

     Durante a abertura, no dia 19, estarão presentes o coordenador geral do NJUS, desembargador Alcides de Gusmão e o desembargador Fernando Cerqueira, diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape). A Escola Superior da Magistratura de Alagoas fica localizada na rua Cônego Machado, 1061, no Farol.