Justiça Itinerante leva 20 tribunais do júri para a Facima
Ação, desta sexta-feira (30), realiza o julgamento de processos oriundos da 8ª Vara Criminal da Capital
Etapa do Mutirão do Júri julgou 18 processos, nesta sexta-feira (30), na Facima Itawi Albuquerque (Dicom - TJ/AL)
A magistrada Maria Lúcia de Fátima Barbosa Pirauá, coordenadora do programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), destacou, nesta sexta-feira (30), durante o mutirão do júri da 8ª Vara Criminal da Capital, na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), o saldo positivo dos mutirões do júri que já viabilizaram 122 julgamentos populares.
“Em praticamente todas as etapas do mutirão do júri realizadas em cumprimento das metas do Plano Brasil Mais Seguro , realizamos o julgamento de 20 processos e estes possuíam um ou mais réus, o que aumenta o número de condenações e absolvições”, explicou a magistrada.
O juiz titular da 8ª Vara Criminal da Capital, John Silas da Silva, frisou que a atuação dos magistrados convocados para o mutirão é fundamental para desafogar a unidade Judiciária que trabalha. “Com os mutirões, estamos cumprindo as determinações do Ministério da Justiça, desafogando a 8ª Vara Criminal e dando uma resposta à sociedade”.
Sociedade e Judiciário
Os magistrados designados para conduzirem audiências, ficam responsáveis pela aplicação e dosagem das penas dos réus condenados. A decisão sobre a condenação ou absolvição dos réus cabe ao júri popular.
“Hoje vocês são juízes, representantes da sociedade responsáveis pelo julgamento de um crime contra a vida e a única preocupação que vocês devem ter é com a justiça”, explicou o magistrado Ney Costa Alcântara de Oliveira aos jurados que participavam do tribunal do júri durante o início de um dos julgamentos.
Testemunha de um processo de tentativa de homicídio há 13 anos, o professor Maurício Pereira, frisou a importância de finalizar um processo. “No sistema meu nome ainda consta como testemunha e o do acusado como réu. O mutirão é importante porque finaliza com mais celeridade maior número de processos”.













