Posse 07/12/2012 - 17:45:28
Tourinho ratifica compromisso com o Poder Judiciário de AL
Depois de 20 anos como juiz, magistrado ascende à Corte estadual pelo critério de merecimento

Desembargador Fernando Tourinho discurso sua posse solene,no Pleno do TJ Desembargador Fernando Tourinho discurso sua posse solene,no Pleno do TJ Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     No discurso de posse, o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza falou da alegria de passar a compor o pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), agradecendo a todos que participaram da concretização desse sonho. “Um dia sonhei em fazer parte do Judiciário alagoano, um dia sonhei em aproximá-lo do cidadão, de modo que, durante dez anos, estive à frente da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, onde procurei contribuir para melhoria da Justiça, sempre junto dos servidores e colegas de trabalho, que acreditaram que meu sonho era possível”, justificou o desembargador, que citando o escritor Paulo Coelho, ratificou a emoção de ascender à Corte: “A possibilidade de realizar um sonho é o faz que a vida seja interessante”.

     Ocupando a vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Nelma Torres Padilha, o magistrado, depois de vinte anos de exercício da magistratura, teve acesso à Corte pelo critério de merecimento. “Estou feliz, mas, ciente dos desafios e objetivos que tenho pela frente. Hoje adentro neste plenário de maneira diferente, para, oficialmente, ser empossado como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas”, disse Tourinho.

     O novel desembargador também lembrou da passagem pelo TJ, como desembargadores, do tio, Gerson Omena Souza e do pai, José Fernando Lima Souza. Além da desembargadora que, antes da sua posse, ocupava a cadeira no pleno. “Sempre procurei cumprir meu mister como juiz da melhor maneira possível. Hoje, fico feliz de além de ter meu tio e pai como exemplos, ocupar uma vaga deixada por uma grande amiga, magistrada guerreira e atuante, Nelma Torres Padilha”, declarou o desembargador.

     Fernando Tourinho agradeceu aos colegas desembargadores, juízes, e, em especial, aos servidores, que, para ele, são essenciais a uma boa prestação jurisdicional. “O magistrado nada, ou quase nada, consegue realizar sozinho. É preciso investir na qualidade dos servidores, cercando o magistrado e o Poder Judiciário de pessoas capacitadas”, ressaltou.

     Por fim, o desembargador, que antes de chegar do TJ exercia suas funções na Vara da Infância e Juventude, ratificou a importância da educação para crianças e adolescentes. “A educação é o maior pilar e legado que podemos deixar para nossas crianças e adolescentes. Não existe uma sociedade sem educação, é algo que nossos governantes precisam investir de forma prioritária”, opinou o desembargador, citando o educador nordestino Paulo Freire. “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo e torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, finalizou.

      TV Tribunal:Assista ao vídeo sobre a posse de Fernando Tourinho

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa Sala de Imprensa.