Desembargador Orlando Manso se despede do Judiciário de Alagoas
Magistrado foi homenageado pelos colegas e disse que realizou um sonho de juventude
Desembargador Orlando Manso: 44 anos de dedicação à magistratura alagoana Caio Loureiro (Dicom-TJ/AL)
Na tarde desta terça-feira (18), no Plenário da Corte estadual, o desembargador Orlando Monteiro Cavalcante Manso participou de sua última sessão no Pleno e despediu-se dos colegas desembargadores e amigos do Judiciário, devido a sua aposentadoria compulsória no dia 21 de dezembro de 2012. Foram 44 anos, 8 meses e 5 dias de dedicação à magistratura, sendo 25 anos como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, destacou a importância do desembargador Orlando Manso para o Judiciário alagoano. “Lembro-me da primeira vez que fui à cidade de Piranhas e da facilidade que o desembargador Orlando Manso tem de fazer amigos” disse o presidente. “É uma satisfação para mim, porque também entro na história do TJ, já que a aposentadoria se dá em minha gestão. Orlando Manso veio para somar. Seu legado está fincado neste tribunal”, complementou Sebastião Costa.
Em nome dos desembargadores, o corregedor-geral da Justiça, desembargador James Magalhães de Medeiros, relembrou a história do homenageado, mostrando que por onde ele passou deixou sua marca e que sempre foi justo na vida. “Não tenho dúvidas de que ele marcou seu tempo e fez história”.
Ao relembrar sua trajetória e despedir-se da vida pública, o desembargador homenageado disse que realizou um sonho de juventude, chegando à presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas em 1999. “Cada parte deste lugar compõe minha vida, que dediquei a esta corte no árduo trabalho de julgar. A minha carreira foi completa em realizações e desafios”, salientou Orlando Manso.
O advogado Antônio Nabor Bulhões disse que o desembargador Orlando Manso deu testemunho desde o início de sua carreira, e se empenhou junto ao Tribunal, traduzindo, sempre, os sentimentos dos advogados alagoanos. “Chegadas e saídas se entrelaçam. Dos que chegam, compromisso e dedicação. Dos que saem, o exemplo”, ressaltou Nabor Bulhões, acrescentando, ainda, que o mesmo será um referencial para muitas gerações. “O eminente desembargador Manso sempre decidiu com a coragem de suas convicções”, acrescentou.
Ao final da sessão, um vídeo, elaborado pela Diretoria de Comunicação Social do TJ/AL, também homenageou o magistrado com depoimentos de magistrados, servidores do Judiciário e familiares.
Assista aqui à matéria da equipe da TV Tribunal que esteve presente na sessão plenária que homenageou o desembargador Orlando Manso.













