Presidência 16/01/2013 - 12:26:11
Presidente prestigia centenário da Usina Hidrelétrica de Angiquinho
Primeira hidrelétrica do Nordeste foi construída por Delmiro Gouveia, em 26 de janeiro de 1913

Presidente José Carlos Malta, Edvaldo Nascimento e padre Eraldo Cordeiro Presidente José Carlos Malta, Edvaldo Nascimento e padre Eraldo Cordeiro Caio Loureiro

     O presidente do Poder Judiciário de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, prestigia, no próximo dia 26, em Delmiro Gouveia, as comemorações alusivas ao centenário da Usina Hidrelétrica de Angiquinho, a primeira do Nordeste, inaugurada em 26 de janeiro de 1913 pelo industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

     A hidrelétrica utilizava as águas da Cachoeira de Paulo Afonso e tinha como objetivo fornecer energia elétrica à indústria têxtil Agro Fabril Mercantil, fundada pelo industrial e localizada na Vila da Pedra, que deu origem ao município de Delmiro Gouveia, no Sertão do Estado.

     O maquinário da antiga usina, desativada no século passado, está preservado e aberto à visitação pública, segundo informou o historiador Edvaldo Nascimento, professor e vereador por Delmiro Gouveia que se reuniu com o presidente para convidá-lo a prestigiar a solenidade alusiva ao centenário da hidrelétrica.

     "Estive em Angiquinho quando passava férias em Delmiro Gouveia, na minha juventude", recordou o presidente, fazendo menção ao legado do industrial Delmiro Gouveia, fundador do município. "Lembro-me da casa de máquinas, que fica no paredão do cânion do São Francisco, na divisa com a Bahia", completou.

     O padre Eraldo Cordeiro, liderança religiosa na região sertaneja, também acompanhou o professor Edvaldo Nascimento, que é estudioso da vida e do legado do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa Sala de Imprensa.