Presidência 16/01/2013 - 16:57:54
TJ viabiliza virtualização de comarcas do interior em 2013
Comissões de Informática e Virtualização discutem cronogramas de capacitação de servidores

Integrantes da Comissão de Informática durante reunião sobre virtualização no Judiciário Integrantes da Comissão de Informática durante reunião sobre virtualização no Judiciário Cristiano Soares (Dicom - TJ/AL)

      A Comissão de Informática do Tribunal de Justiça reuniu-se, nesta quarta-feira (16), com os representantes da Softplan, empresa responsável pelos sistemas de virtualização processual, para discutir o cronograma de virtualização de todas as comarcas do interior ainda em 2013.

      “Estamos afinando as pendências com o propósito de virtualizar, ainda este ano, todas as comarcas de primeiro grau no interior de Alagoas, além dos gabinetes dos desembargadores”, explicou o juiz auxiliar Maurílio Ferraz, presidente da Comissão de Informática.

      O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, compareceu à reunião e ratificou o compromisso do Poder Judiciário em investir na consolidação da virtualização processual em todas as unidades judiciárias de Alagoas.

      Os integrantes das Comissões de Informática e Virtualização, esta sob presidência do desembargador Fernando Tourinho de Omena, reforçaram a necessidade de resolução imediata de pendências detectados desde a adoção dos novos sistemas processuais.

      Dificuldades enfrentadas pelos servidores, quando da utilização das novas ferramentas, também foram levadas em consideração durante reunião com o gerente de relacionamento da Softplan, Maurício Motta, que apresentou o cronograma de virtualização para 2013.

      “A ideia é que o TJ tenha especialistas com formação de 'replicadores' para que auxiliem na implantação da virtualização no segundo grau, como a atuação de analistas de suporte nos gabinetes e secretarias”, reforçou o gerente de relacionamentos da Softplan.

      Para que o treinamento seja intensificado em todas as comarcas do estado, será necessária a capacitação presencial e à distância de servidores, assim como a criação de estratégias de efetividade dos resultados apresentados no decorrer do ano.

      Os replicadores darão assistência aos gabinetes de desembargadores e às secretarias do Tribunal de Justiça. Também serão avaliados pela empresa Softplan, como forma de garantir qualidade no treinamento dos usuários do sistema e da implantação da virtualização.

      O diretor adjunto de Tecnologia da Informação, José Baptista dos Santos Neto, e o presidente do Fundo Especial para modernização do Judiciário (Funjuris), juiz Roldão de Oliveira Neto, diretores e servidores também participaram da reunião.

      TV Tribunal: Comissão de Informática do TJ virtualização processual em 2013

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa Sala de Imprensa.