Direção da Esmal discute planejamento de cursos para 2013
Presidente José Carlos Malta ratifica importância de treinamentos com foco em gestão e planejamento
Presidente José Carlos Malta, diretor-geral da Esmal, durante reunião nesta terça-feira Caio Loureiro
O desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do Tribuanl de Justiça (TJ) e diretor-geral da Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal), defendeu, em reunião na manhã desta terça-feira (29), a necessidadade de reforço nos cursos para juízes e servidores já desenvolvidos pela escola, mas com foco nas áreas de gestão e planejamento.
"Há a clara necessidade de investimento em cursos na área de gestão voltados aos juízes e aos servidores. Treinamentos sobre a gestão de processos administrativos também são importantes", explicou o presidente José Carlos Malta Marques, durante reunião do conselho técnico-pedagógico da Escola da Magistratura.
Os juízes Alberto Jorge Correia, coordenador geral de cursos, e Paulo Zacarias da Silva, coordenador de cursos para servidores do Poder Judiciário e serventuários da Justiça, fizeram avaliação dos setores pelos quais são responsáveis e aprestaram sugestões de treinamentos ao diretor-geral da Esmal.
Parceria com Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Dentre as propostas, contam curso de gestão para magistrados, através da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas sua concretização ainda depende de acertos buracráticos entre a fundação e o Judiciário estadual. "O curso é nacional, mas com vagas destinadas à magistratura alagoana", reforçou Alberto Jorge Correia.
Ao ouvir a explanação da desembargadora aposentada Nelma Torres Padilha, coordenadora de Projetos Especiais (Estágio, DNA e Cidadania e Justiça na Escola), o presidente José Carlos Malta Marques ratificou a importância da atuação conjunta com o Programa Justiça Itinerante, coordenado pelo juiz André Gêda.
"O programa Justiça e Cidadania na Escola tem papel muito importante para garantir a aproximação do magistrado com estudantes alagoanos. Defendemos uma maior presença dos juízes nas escolas da capital e do interior de Alagoas. O diálogo com este público é extremamente importante", explicou o presidente do TJ.
Definição e publicação de calendário de cursos
Sugestão dos magistrados, a publicação prévia de calendário de cursos para juízes e servidores será atendida pela direção-geral da Esmal. "A ideia é que o juiz organize sua vida funcional tendo como base o calendário de cursos ofertados pela escola", pontuou o o desembargador José Carlos Malta.
A secretária executiva da Escola, Irani Magalhães de Oliveira, e o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Pedro Ivens Simões de França, também discutiram com o diretor-geral a possibilidade de parceria com a Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape).
---------------------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa Sala de Imprensa.













