Criminal 28/02/2013 - 15:04:36
Pela primeira vez Câmara Criminal julga processos virtualmente
Dos 55 processos, 5 habeas corpus foram julgados sem o uso do papel

Sessão da Câmara Criminal desta quarta (27) deu início ao julgamento virtualmente Sessão da Câmara Criminal desta quarta (27) deu início ao julgamento virtualmente Caio Loureiro (Dicom TJ/AL)

     A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) julgou, na última quarta-feira (27), 55 processos oriundos das varas criminais do estado. Pela primeira vez, foram julgados 5 habeas corpus virtualmente, 1 apresentado pelo desembargador Fernando Tourinho e 4 pelo desembargador Edivaldo Bandeira Rios, presidente da Câmara Criminal do TJ/AL. Dos 55 processos, 36 estavam pautados e 19 foram apresentados em mesa.

     A medida faz parte dos procedimentos de virtualização do Tribunal de Justiça, que dispensa o uso do papel nos trâmites processuais e possibilita, com segurança, a assinatura digital pelos desembargadores, além de disponibilizar os processos virtualmente no Portal de Serviços (e-Saj) do Judiciário alagoano.

     A Câmara Criminal é composta pelos desembargadores Edivaldo Bandeira Rios, Sebastião Costa Filho, Otávio Leão Praxedes e Fernando Tourinho de Omena.

     Julgamento virtual no TJ/AL

     Segundo José Baptista dos Santos Neto, diretor adjunto de Tecnologia da Informação (Diati) do TJ/AL, a concretização da virtualização no 2º grau é inevitável. “O primeiro passo da celeridade processual foi dado no 1º grau, com a digitalização de processos e a petição inicial já digital. No Tribunal de Justiça, os primeiros processos já estão sendo julgados virtualmente, dando a oportunidade de a sociedade visualizá-los logo após o julgamento”, destacou Baptista.

     Para dar celeridade à resolução dos processos, com transparência e segurança nos trâmites processuais, a expectativa é que em abril deste ano, os processos já sejam julgados virtualmente. Até lá, os processos oriundos das Varas Cíveis e Criminais já chegarão virtuais e os processos criminais físicos serão digitalizados.

     Com esforços da Comissão de Virtualização, cujo presidente é o desembargador Fernando Tourinho de Omena, em curto prazo, os desembargadores da Corte estadual também farão uso da ferramenta durante as sessões do Pleno, realizadas às terças-feiras, no prédio principal do TJ.