Presidentes do TJ e do TRT compartilham experiências exitosas
Desembargadores José Carlos Malta e Severino Rodrigues também discutiram programas sociais no Judiciário
José Carlos Malta Marques e Severino Rodrigues: troca de experiências no Judiciário Itawi Albuquerque
A fim de compartilhar experiências exitosas no âmbito da Justiça alagoana, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, reuniu-se com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região, desembargador Severino Rodrigues.
Virtualização processual nos dois Tribunais, criação de coral de servidores na Corte trabalhista, tendo como base a experiência bem sucedida do grupo artístico implantado no Judiciário estadual, e a atuação dos menores aprendizes foram alguns dos temas discutidos durante a reunião, nesta quarta-feira.
O presidente Severino Rodrigues demonstrou interesse pelo funcionamento do programa Menor Aprendiz, realizado em parceria com a Soprobem e a Cruz Vermelha, e que garante oportunidade de aprendizado, no Tribunal de Justiça, para menores residentes em comunidades carentes.
“Os meninos passam por um treinamento antes de começar o trabalha no Poder Judiciário. São muito educados, práticos e dispostos a ajudar. Eles ainda recebem um acompanhamento escolar”, explicou o presidente do Judiciário estadual, José Carlos Malta Marques.
Os menores são contratados a partir dos 14 anos, podendo ficar no Tribunal por, no máximo, dois anos ou até atingir a maioridade. Recebem treinamento de bons modos, almoçam no tribunal e vão direto para a escola.Os jovens que são reprovados de ano perdem o direito de continuar no programa.
“Aos sábados, os menores assistem às aulas de como exercer atividades de auxiliar de escritório nas instituições a que são vinculados e, durante a semana, passam pelo treinamento prático no Tribunal”, contou a servidora Gleide Guedes de Farias.
Durante a reunião, o desembargador Severino Rodrigues demonstrou interesse em implantar iniciativa semelhante na sede do TRT da 19ª Região, em Maceió. Severino também recebeu informações sobre a implantação do projeto de ginástica laboral, iniciativa da Presidência da Corte de Justiça.
“Estou muito satisfeito com os primeiros resultados do projeto de ginástica laboral implantado aqui no TJ. A aceitação dos servidores tem superado as nossas expectativas”, explicou o presidente José Carlos Malta Marques.













