Esmal 11/03/2013 - 11:57:07
Esmal reforça importância feminina no sistema educacional
Papel das mulhers no contexto da diversidade é tema de seminário na Escola Superior da Magistratura

Nelma Padilha (ao microfone) evidencia importância feminina na educação pública Nelma Padilha (ao microfone) evidencia importância feminina na educação pública Caio Loureiro (Dicom/TJ)

      A coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, desembargadora aposentada Nelma Torres Padilha, destacou, durante o Seminário sobre as Relações de Gênero, Etnia e a Sexualidade nas Práticas Curriculares, a importância da força feminina no cenário da educação. O seminário discute o papel das mulheres no contexto da diversidade.

      “Nós, mulheres, temos que fazer a diferença na vida dos alunos. Não podemos permitir o preconceito nas escolas para que as crianças não se tornem adultos problemáticos”, expressou a coordenadora Nelma Padilha durante a cerimônia de abertura, no auditório da Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal), na manhã desta segunda-feira (11).

      O seminário voltado para professores, diretores e técnicos das escolas municipais da Capital, tem como objetivo entender como surgiu a histórica subalternidade das mulheres nas relações sociais, evidenciando a diversidade de gênero, etnicorracial e sexualidade.

      Serão abordados ainda “As relações de Gênero e Etnia nas práticas Curriculares” com a professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), “Currículo, Gênero e Sexualidade: breves Considerações sobre a Secundarização do Corpo da Mulher”, com professora Dalva Costa, integrante da Semed e do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola.

      Por último, a coordenadora dos Direitos Humanos do Instituto Feminista Jarede Viana, Ana Pereira palestra sobre “Gênero e Sexualidade das Mulheres LGBT nas Práticas Curriculares”.

      O evento que acontece no auditório da Esmal, contou ainda com a participação da cantora e mestranda em Educação brasileira, Sônia André, natural de Moçambique, que cantou o poema “Sonha Mulher” em homenagem ao dia da mulher.

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa Sala de Imprensa.