Judiciário leva cidadania à população do Benedito Bentes II
Ação da Justiça Itinerante beneficia milhares de moradores do maior complexo habitacional de Alagoas
Juiz André Guasti durante audiência de julgamento de ação de divórcio consensual Caio Loureiro (Dicom/TJ)
João Paulo da Conceição (21), funcionário de um supermercado no bairro da Ponta Verde, aproveitou as ações do Programa Justiça Itinerante, no Bairro do Benedito Bentes II, em Maceió, no último sábado, para desfrutar do corte gratuito de seus cabelos. Sua esposa também aproveitou o projeto para solicitar a segunda via de dois documentos: a certidão de nascimento de sua filha e seu registro geral (RG).
“Não é todo mundo que tem condições de se deslocar e pagar para tirar documentos nos dias de hoje. A gente mora perto da escola (onde o mutirão se desenvolvia) e aproveitou a oportunidade para ter acesso aos serviços”, explicou João Paulo da Conceição, um dentre milhares de cidadãos beneficiados pela ação apoiada pela Presidência da Corte de Justiça, em parceria com instituições públicas e privadas.
O pequeno Vitor Manuel da Silva Cardoso, 11 anos, soube da realização do evento através dos meios de comunicação. Não perdeu a oportunidade. Foi à escola acompanhado pela professora e pelos seus pais. “Já aprendi como se escova corretamente os dentes, recebi massagem e ainda ajudei o povo (outros moradores) a encontrar as salas que eles estavam procurando”, explicou o sorridente estudante.
Além dos serviços de emissão de primeira e segunda via de documentos, Cine Esmal voltado para crianças e orientações sobre higiene pessoal, por exemplo, os integrantes da Justiça Itinerante também viabilizaram a união de 100 casais, além de ter viabilizado o julgamento de ações cíveis de pequena complexidade, como divórcios e separações consensuais, suprimento de óbito, emissão de registro de nascimento e até reconhecimento de paternidade.
“O mutirão de audiências cíveis (primeiro realizado em 2013) tem o objetivo de solucionar, no mesmo dia, demandas simples que poderiam chegar às unidades Judiciárias. Com as parcerias, ofertamos mais benefícios à população, como os serviços de saúde, educação e orientação de emprego”, explica o coordenador da Justiça Itinerante, juiz André Gêda Peixoto Melo.
José Heleno dos Santos Júnior, estudante do 5º período de Administração da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), aproveitou a oportunidade para compartilhar seus conhecimentos com moradores interessados em abrir seu próprio negócio. “Pus em prática meus conhecimentos e expliquei aos moradores interessados em abrir o próprio negócio os prós e os contras de ser o próprio chefe”, afirmou.
O presidente da Corte de Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, também compareceu ao mutirão realizado na Escola Estadual Dr. José Maria de Melo (CAIC).
A TV Tribunal também esteve nessa etapa da Justiça Itinerante. Confira!













