Virtualização 08/04/2013 - 14:25:56
Núcleo interinstitucional dinamiza recepção virtual de processos
Procuradoria do Estado, Ministério Público, OAB e PC são parceiros do processo de virtualização no Judiciário

Des. Fernando Tourinho, durante proposta do Núcleo Interinstitucional de Virtualização em AL Des. Fernando Tourinho, durante proposta do Núcleo Interinstitucional de Virtualização em AL Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     A proposta de criação do Núcleo Interinstitucional de Virtualização em Alagoas (NIVA), composto por representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Município (PGM), do Ministério Público (MPE), da Polícia Civil e da Ordem dos Advogados (OAB), foi apresentada, nesta segunda-feira (8), pelo desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.

     Com a criação do NIVA, as instituições terão a oportunidade de apresentar propostas que melhorem e dinamizem o processo de virtualização, apontando caminhos e soluções. O grupo terá um titulares e suplentes das áreas jurídica e de informática. De acordo com a proposta, os integrantes se reuniriam uma vez por mês.

     O coordenador da Comissão de Virtualização, desembargador Fernando Tourinho de Omena, explicou que presidente do TJ, José Carlos Malta Marques, encaminhará expediente sugerindo a criação do núcleo às instituições. “O NIVA servirá para troca de experiências entre as instituições parceiras para odo processo virtual judicial”, explicou o desembargador Fernando Tourinho.

     A virtualização do 2º Grau do Judiciário alagoano começou em novembro de 2012, com o recepcionamento de processos virtuais criminais. Nesta segunda-feira (8), o TJ/AL deu início à recepção virtual de processos cíveis, originários ou em grau de recurso.