Central de Protocolo já recebe pedidos de licença via intrajus
Ferramenta eletrônica criada pela Diati permite aos servidores monitoramento de processos via Internet
Servidor Jonathan Sousa demonstra ferramenta à disposição do Protocolo Administrativo Caio Loureiro (Dicom TJ/AL)
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) deu início à implantação do sistema virtual no setor administrativo do Judiciário alagoano. Os processos de solicitação de licença médica ou de acompanhamento de familiar, dentre outros, já podem ser enviados, via Intrajus, para a Central de Protocolo Administrativo, através do Sistema de Processo Administrativo Eletrônico (e-Sisproad).
O sistema desenvolvido pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) é atualizado todos os dias, com possibilidade de acesso ao andamento dos processos nos setores que os ratificam, inclusive pelo setor de Protocolo, início do fluxo processual. Com o número do processo, um servidor de alguma Comarca do interior, por exemplo, pode observar, através do sistema, o andamento de sua licença solicitada.
Atualmente, existem duas formas de ingressar as licenças no TJ/AL: com a entrega dos documentos em mãos, na Central de Protocolo Administrativo, no TJ/AL - sendo digitalizados e colocados no sistema - ou via Intrajus, pelo setor responsável em cada Comarca, ou pelos magistrados, com login e senha.
Com a utilização da ferramenta, há otimização da produtividade, com redução do uso do papel, de espaço físico do arquivo permanente e dos recursos gastos com os expedientes administrativos. Após o recebimento das licenças, pelo setor de Protocolo Administrativo do TJ/AL, cria-se um número específico, viabilizando a movimentação nos demais setores.
A solicitação de licenças físicas, realizada no setor de Protocolo, é digitalizada e segue para o Departamento Central de Assistência Médica, Odontológica, Psicológica e Social (DCAMOPS), para a Direção Geral e, por último, ao Departamento Central de Recursos Humanos (DRCH).
Dezenas de solicitações encaminhadas eletronicamente
A implantação do projeto de virtualização no setor administrativo foi discutida com a equipe de informática no segundo semestre de 2012, com o objetivo de que essa cultura se estenda aos demais departamentos do Tribunal.
De 1º de janeiro de 2013 até o dia 15 de abril, dentre centenas de processos, 40 já tinham sido encaminhados virtualmente ao setor de protocolo administrativo.













