Sessão itinerante da 1ª Câmara Cível movimenta Arapiraca
Acadêmicos assistiram ao julgamento de processos; Aderbal Mariano homenageado pelo Legislativo
Centenas assistiram à sessão itinerante da Primeira Câmara Cível, nesta segunda Caio Loureiro (Dicom/TJ)
A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) promoveu, na noite desta segunda-feira (29), em Arapiraca, mais uma etapa do projeto Interagindo com a Comunidade Acadêmica. Com o objetivo de aproximar estudantes de Direito dos julgamentos de recursos processuais encaminhados à sede do Judiciário estadual, o evento reuniu mais de 380 participantes na sessão itinerante realizada no Fórum Desembargador João de Oliveira e Silva.
Para o presidente do órgão julgador, desembargador Washington Luiz, a aproximação entre Judiciário e a sociedade é o ponto forte do projeto. “Sempre buscamos nos aproximar da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Isto tem surtido um efeito muito positivo, pois cada vez mais observamos um entusiasmo maior desses estudantes e da comunidade”.
Antes do início do julgamento de 15 processos pautados e de um retorno de vistas, a secretária da Primeira Câmara, Margarida Maria Melo, ministrou uma palestra sobre os Aspetos Regimentais Internos do Tribunal. “A palestra visa preparar os estudantes para que eles possam entender como funciona o julgamento”, explicou.
“Acho a iniciativa de extrema importância. Principalmente no aspecto da prática para nós, estudantes, que não vivenciamos isto com muita frequência, pois na sala de aula vemos muita teoria. Com essa experiência entendemos como funciona o Poder Judiciário e vemos o que faremos e como seremos no futuro”, disse o estudante do 5º período de Direito do Centro Universitário Cesmac, Pablo Forlan.
Em nome do Cesmac, o juiz Orlando Costa Filho destacou a importância do projeto, que é resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário e a instituição de ensino superior. “Que venha para somar e se acrescentar aos ensinamentos dos mestres da sala de aula”, afirmou.
Desembargador Aderbal Mariano recebe título de cidadão honorário
Em sessão solene realizada no Fórum de Arapiraca, e presidida pela vereadora Gilvânia Barros, o Poder Legislativo, de acordo com o decreto nº 291/2003, prestou homenagem ao desembargador Aderbal Mariano da Silva, outorgando-lhe o título de cidadão honorário do município.
O ex-vereador Adoniran Guerra, propositor do título, falou sobre Aderbal Mariano “É um orgulho para o município, pois fez Justiça por muito tempo na cidade”. O decreto legislativo foi entregue pelo vereador Rogério Pereira Melo, conhecido como Rogério Nezinho.
“Para mim, é uma honra ter dedicado 18 anos de magistratura a esta cidade e também de ter sido o primeiro juiz do interior promovido diretamente ao Tribunal de Justiça. Só tenho a agradecer pela homenagem”, expressou Aderbal Mariano.
------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping.













