Esmal 13/05/2013 - 14:25:39
Curso de gestão para juízes na Escola Superior da Magistratura até sexta
Capacitação em cinco dias faz parte das ações da Escola Nacional da Magistratura (ENM)

Tutmés Airan, vice-presidente do TJ, destaca importância da especialização Tutmés Airan, vice-presidente do TJ, destaca importância da especialização Caio Loureiro

     A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) iniciou, na manhã desta segunda-feira (13), o curso de especialização em Poder Judiciário, que oferece formação multidisciplinar aos magistrados, nas áreas jurídicas e de gestão, com aperfeiçoamento das atividades operacionais e de administração da Justiça. A ideia é que os juízes tenham capacidade de gerenciar a unidade onde atuam. A capacitação acontece até o dia 17 e tem o total de 40 horas-aula. Assista ao vídeo!

     O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, destacou a importância do curso para a sociedade alagoana. “Esse seminário pode vir a ser um divisor de águas para a Justiça alagoana. É preciso que o juiz assuma o papel de gestor, apesar de todas as dificuldades em nosso estado”, destacou.

     Em parceria com o Poder Judiciário, Fundação Getúlio Vargas (FGV- Direito Rio), Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), o evento faz parte das ações da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e tem o objetivo de disseminar conhecimento jurídico, focando, principalmente, na necessidade de administrar pessoas.

     O programa pretende proporcionar melhores condições na atuação jurisdicional dos magistrados, com temas voltados à tecnologia, ao direito eletrônico, internet, redes sociais e estudos de caso, principalmente sobre a atuação do Judiciário contemporâneo.

     Na abertura do curso, foi apresentado o perfil do magistrado pós-modernidade, já que a sociedade exige, cada dia mais, um profissional capacitado para interpretar princípios e promover uma modificação na vida do cidadão.

     “O curso acontece uma vez por ano, abrange aspectos gerais sobre ética, filosofia e gestão e é destinado a todos os magistrados para que possam ter conhecimento administrativo de gestão e atuem prestando o melhor serviço à população”, comentou o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Portugal Bacellar.

     O desembargador Otávio Leão Praxedes, membro da Comissão de Prerrogativas da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mostrou-se contente com a vinda do curso para Alagoas. “É uma honra receber esse curso em nosso estado, porque representa um grande avanço ao tornar os juízes mais conscientes da gestão administrativa”, comentou Praxedes.

     O professor de Direito Administrativo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, Sérgio Guerra, promove a capacitação que deve apresentar as atuais pesquisas sobre a reforma do Judiciário.

     ------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping.