Esmal 14/05/2013 - 16:56:01
Gestão orçamentária é tema do 2º dia do Curso de Capacitação
Curso voltado aos magistrados acontece até o dia 17 no mini auditório da Esmal

Professor Armando Cunha explicando o ciclo orçamentário aos magistrados Professor Armando Cunha explicando o ciclo orçamentário aos magistrados Sâmia Laços (Dicom/TJ)

     Magistrados do Judiciário alagoano, participam, durante toda a terça-feira (14), do segundo dia do Curso de Aperfeiçoamento em Poder Judiciário, com o tema “O orçamento como instrumento de planejamento e controle”, ministrado por Armando Cunha, doutor em Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, de Portugal. Os debates acontecem na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (TJ/AL).

     O tema expõe questões sobre gestão orçamentária, levando os magistrados a pensarem a partir do ponto de vista do Judiciário alagoano e identificando quais são os obstáculos que permeiam seu desenvolvimento. “O objetivo é discutir como a gestão do processo orçamentário pode contribuir para melhorar o desempenho do Judiciário e para o alcance da missão institucional”, explica Armando Cunha.

     Durante as aulas o tema é desenvolvido com ajuda de recursos audiovisuais, textos didáticos contextualizados, formação de grupos para debates e discussões amplas sobre a reforma da gestão pública, aprovação, execução e controle de orçamento.

     Promovido pela Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), o curso é realizado em parceria com a Fundação Getúlio Varga (FGV) e faz parte das ações da Escola Nacional de Magistratura (ENM). Durante todos os dias do curso pretende-se desenvolver o capital intelectual e despertar, em cada um dos magistrados, a criação de boas ideias e iniciativas para tornar a atuação do Judiciário mais eficaz.