Esmal 15/05/2013 - 18:02:52
Magistrados assistem à aula sobre Direito Eletrônico na Esmal
Tema é desenvolvido no 3º dia do Curso de Capacitação em Poder Judiciário

Terceiro dia do curso, com participação do professor Eduardo Magrani Terceiro dia do curso, com participação do professor Eduardo Magrani Sâmia Laços (Dicom/TJ)

     Dando continuidade ao Curso de Capacitação em Poder Judiciário, a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) realizou, nesta quarta-feira (15), o terceiro dia do encontro, dessa vez com participação de Eduardo Magrani, professor e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), que ministrou aula sobre Direito Eletrônico.

     O debate pretendeu voltar a atenção do magistrado às questões sobre legalidade de reprodução e compartilhamento de bens, convidando-os a analisar a legislação que regula os direitos autorais, um aspecto ainda escasso na formação dos profissionais de Direito, por não ser desenvolvido durante a graduação.

     “Através das discussões durante a aula, o magistrado desenvolve a percepção aos novos desafios relacionados à propriedade intelectual e à internet, propondo, então, soluções para legitimar os diversos usos diante de uma legislação atualmente falha”, explica o professor Eduardo Magrani.

     Durante o curso os participantes têm a oportunidade de debater as novas temáticas que rodeiam o exercício da profissão através de aulas contextualizadas e interativas. “Durante nossa formação temos sempre aulas monológicas, então, para aperfeiçoar e incrementar a didática, é importante que utilizemos recursos audiovisuais para aumentar a capacidade de interação entre professor, tema e alunos”, comenta o professor da FGV-RJ.

     O Curso

     O Curso de Capacitação em Poder Judiciário, realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem carga horária de 40h e acontece até o dia 17, no mini auditório da Esmal, abordando temas que promovam a atualização do magistrado e reflitam na contemporaneidade do Judiciário.