Esmal encerra curso de Capacitação em Poder Judiciário
Magistrados assistiram à última aula, sobre Gestão da Informação, nesta sexta-feira
Luiz Lourenço enquanto comentava as ferramentas disponibilizadas pelo Google Sâmia Laços (Dicom/TJ)
O encerramento do Curso de Capacitação em Poder Judiciário aconteceu nesta sexta-feira (17), com o tema Gestão da Informação e criação de conhecimento no ambiente jurídico, ministrado por Luiz Lourenço, especialista em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso teve aulas durante toda a semana e expôs temas relacionados à atuação do Judiciário contemporâneo.
O tema desenvolvido na última aula apresenta os diversos recursos que contribuam para a prestação jurisdicional, levando em consideração o ambiente informacional a que estamos inseridos diante das novas tecnologias e recursos da Web 2.0, e que também refletem, de maneira significativa, na atuação do Judiciário.
Durante a aula foram desenvolvidas questões ligadas à informática geral, além de apresentações de softwares e sites úteis à resolução das demandas da profissão. “O Exercício da atividade Judicial movimenta grande quantidade de informações, então, o que pretendo com a aula é mostrar que existem inúmeras ferramentas que podem facilitar a gestão da informação durante o dia a dia do magistrado”, explica Luiz Lourenço.
Outro ponto discutido em aula foi a Segurança da Informação, com dicas sobre definições de senhas, cuidados ao acessar e-mails profissionais e pessoais em locais públicos e como lidar com a gestão de informação através de aparelhos móveis, tudo para garantir proteção adequada ao conteúdo manuseado pelos magistrados.
O curso faz parte das ações da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e foi realizado pela Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV - Direito Rio) e Associação dos magistrados de Alagoas. Os magistrados com pelo menos 75% de presença receberão certificado.
------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e também acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa sala de imprensa.













