Começar de Novo 23/05/2013 - 15:00:06
Des. Tutmés Airan visita reeducandos que trabalham no Cepa
Projeto Começar de Novo garante emprego a 25 presos do regime semi-aberto em Alagoas

Presidente em exercício, Tutmés Airan, cumprimenta reeducando durante visita Presidente em exercício, Tutmés Airan, cumprimenta reeducando durante visita Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, visitou o Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), para acompanhar os trabalhos do projeto Começar de Novo. O programa tem o intuito de reintegrar à sociedade presos em regime semi-aberto. Os 25 reeducandos desenvolvem trabalhos no complexo educacional e recebem remuneração, além de auxílio transporte.

     O desembargador Tutmés Airan disse estar contente com as atividades do projeto e elogiou o programa pelo sucesso alcançado. “Este projeto é referência para muitos órgãos públicos, porque além de fazer uma reinserção social, garante trabalho e esperança”, alegou, contente, o desembargador, mostrando-se interessado no aumento dessa mão de obra. “É necessário que cuidemos dessas pessoas, para que sejam homens de paz, ao receberem tratamento humano e dignidade pelo trabalho”, acrescentou.

     Para cada três dias trabalhados, os reeducandos recebem a redução de um dia de pena, além de salário mínimo mensal e auxílio transporte. Dentre as atividades estão a limpeza do complexo educacional, capinação, pintura, serviços elétricos e hidráulicos, além de pequenos reparos de manutenção em todo o espaço.

     Para o secretário estadual de Educação, Adriano Soares, as atividades do programa resgatam a cidadania dos envolvidos. “O trabalho dos reeducandos contribui para o resgate da imagem do Cepa, além de cooperar com a própria cidadania dos que trabalham nesse complexo educacional”, complementou o secretário.

     Os presos em regime semi-aberto trabalham 6 horas por dia e podem voltar para suas casas após o término de suas atividades. Roberto Celestino, um dos reeducandos, controla a saída dos materiais para o desenvolvimento das atividades pelos trabalhadores. “Estou contente pelo ato de confiança e responsabilidade passado a mim”, comentou Roberto.

     O secretário disse, ainda, que é ofertada educação aos integrantes, como forma de garantir, no futuro, a inserção deles no mercado de trabalho, já que os serviços prestados são de grande valia para reconhecimento posterior.

     Presenças

     Estiveram presentes o coronel da Polícia Militar, Mário Sérgio Assunção, administrador do Cepa, a gerente do Núcleo de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas, Shirley Araújo, e o assessor especial da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, Francisco Beltrão.

     ------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e também acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa sala de imprensa.