Esmal 28/05/2013 - 17:37:54
Sessenta alunos participam de mais uma edição do Cine Esmal
Ação é promovida pelo projeto Esporte e Cidadania, parceria entre Esmal, Semed e Sesi

Estudantes de escolas municipais assistem à animação <i>Detona Ralph</i>, no Ginásio do Sesi Estudantes de escolas municipais assistem à animação Detona Ralph, no Ginásio do Sesi Cristiano Soares (Dicom - TJ/AL)

     Sessenta alunos, entre seis e dez anos, participaram, na tarde desta terça-feira (28), do Cine Esmal e assistiram à animação Detona Ralph. O evento faz parte do calendário de ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A exibição aconteceu no Ginásio do Sesi, com crianças de escolas municipais do bairro do Trapiche, e foi resultado de uma parceira com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

     Nesta etapa, o programa desenvolve atividades ligadas ao esporte e à cidadania e cerca de 250 alunos são inseridos em atividades esportivas, culturais e de lazer, no período em que estão fora da sala da aula. Além da sessão de cinema, a Esmal promove palestras acerca de temas que contribuam para a construção da cidadania das crianças.

     “O projeto pretende educar e incluir socialmente as crianças envolvidas, que em maioria estão inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A Esmal contribuirá durante todo o ano com as sessões de cinema e palestras sobre cidadania, ministradas por diversos profissionais. Além disso, essa é mais uma oportunidade de promovermos a aproximação do Judiciário alagoano à comunidade”, explica Ana Valéria, gerente do programa, que está inserido na Coordenação dos Projetos Especias da Esmal, sob o comando da desembargadora Nelma Torres Padilha.

     A ação já tem calendário definido até dezembro. As semanas serão alternadas entre Cine Esmal e palestras que abordarão temas como meio ambiente, saúde, sexualidade, ética e pluralidade cultural. Após sessão de cinema, os professores interagem com os alunos sobre a mensagem passada pelo filme, que é escolhido previamente de acordo com a temática que se pretende abordar.

     Também em parceria com a Braskem e Federação da Indústria, o projeto disponibiliza uniformes e tênis a todos os alunos, como incentivo à prática do esporte. O professor Eduardo Moraes, que desenvolve atividades esportivas no SESI, comenta: “A atividade esportiva foi aberta à comunidade e se tornou uma ferramenta de inclusão social, afastando as crianças das drogas e da violência, contribuindo com o objetivo do projeto, que é o da formação de cidadãos”.

     Próximo Cine Esmal

     A próxima sessão do Cine Esmal será realizada no dia 5 de junho, às 8h, no Ginásio do SESI, no bairro do Trapiche. De acordo com a organização do projeto, mais 60 alunos deverão participar.

     ------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e também acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa sala de imprensa.