Importância da cooperação numa estrutura organizacional
Murilo de Oliveira, professor da FGV, palestrou sobre
Murillo de Oliveira ratifica importância da cooperação no ambiente de trabalho Itawi Albuquerque (Dicom/TJ)
Murillo de Oliveira Dias, professor de Gestão de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) palestrou sobre “Cooperação x Competição no ambiente de trabalho: será que dá certo?”, no seminário Reencontro com a Estratégia, realizado pela Presidência do TJ Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), nesta segunda-feira (3).
O professor mostrou aos juízes e servidores que o planejamento possui duas extremidades: “o que é” e “o que deveria ser” Enfatizou que, entre um e outro, há os setores de estratégia e operações ligados, mas que necessitam da cooperação um do outro. Também mostrou a importância de se ter controle do planejamento.
O palestrante utilizou o jogo “Ganhe o máximo que puder” para mostrar sua estratégia, a partir da divisão dos participantes em quatro grupos. Cada participante possuía dois papeis com as letras X e Y. Por dez rodadas, os jogadores lançavam um dos papeis, onde cada tinha um valor, que podia ser negativo ou positivo, e algumas vezes os resultados eram multiplicados.
A atividade teve como objetivo trabalhar a importância do grupo, a relação intergrupos dentro de uma organização e a forma como a cooperação pode gerar uma reação que proporciona benefícios para toda a estrutura organizacional, mostrando que os ganhos ou perdas dependem do conjunto de escolhas efetuadas pelos grupos.
Após a dinâmica, o professor explicou o jogo e reafirmou a importância da gestão estratégica para o Poder Judiciário Alagoano. “Se você não trabalhar satisfeito, você nunca vai cooperar com o outro, pois as disputas não somam. O trabalho ser individual ou em grupo depende de cada um. A palavra cooperação deve ser um mantra na vida de vocês”, finalizou.
Assista ao vídeo da TV Tribunal: Seminário sobre gestão contribui para reestruturação do TJ
Curta e compartilhe as imagens do seminário na página do TJ no Facebook
------------------------------------
Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e também acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa sala de imprensa.













