Juízes e servidores discutem aplicações de planejamento
Divididos em equipe, participantes do encontro traçaram atividade para alcançar as metas
Grupo discutindo o fomento e a interação de experiências entre Tribunais Itawi Albuquerque (Dicom - TJ/AL)
Dando continuidade ao Reencontro com a Estratégia, magistrados e servidores se reuniram em grupos, na tarde desta terça-feira (03), para discutir ações que contribuam para alcançar os objetivos estratégicos traçados pelo Mapa Estratégico do Poder Judiciário de Alagoas.
Divididos em cinco equipes, cada uma delas com temas e perspectivas diferentes, os participantes tinham a missão de desenvolver uma ação (O que), traçando prazos (Quando), justificativas (Porque), local (Onde), responsável (Quem) e os desdobramentos (Como) dessa atividade, explicando como executá-las.
Os objetivos dos grupos foram Promover cidadania, Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos, Fomentar a interação e a troca de experiências entre tribunais, Buscar a excelência na gestão de custos operacionais e Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores.
Segundo uma das mediadoras, a servidora Moacyra Rocha, os indicadores são a forma de medir se a organização se encontra na direção de concretizar os objetivos. “Os indicadores informam o quanto mais perto da meta você está. São eles quem vão dizer se estamos no caminho certo”, explicou, exemplificando, com quem se dispõe a estudar para um concurso público, sendo os indicadores a relação entre o quanto a pessoa se disponibilizou a estudar e o quanto estudou.
Depois das discussões em equipe, os participantes do Reencontro com a Estratégia se reuniram e apresentaram, no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), as ações propostas por cada grupo. Na ocasião, foram debatidas as contribuições que, posteriormente, serão consolidadas e trabalhadas para verificar a aplicabilidade. As propostas também serão disponibilizadas no espaço do Planejamento Estratégico, no site do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Encerramento
Encerrando o evento, o presidente em exercício do TJ, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, agradeceu o envolvimento de magistrados e servidores. “Nunca tinha havido um momento como esse, onde os servidores e magistrados pudessem conversar, todos envolvidos na mesma tarefa que é planejar o Poder Judiciário de Alagoas”, disse o desembargador, lembrando a importância de colocar na prática o que foi planejado e discutido.
“Agora vamos para um terceiro momento. A tentativa de fazer com que tudo o que foi discutido aqui seja realizado. Não é fácil, requer um trabalho diuturno. Nenhuma instituição existe por si só, que faz uma organização são as pessoas que a compõe. Além de nós, magistrados, os servidores são peças fundamentais nessa construção”, completou.
Com as ações propostas pelos participantes do encontro, serão realizadas outras atividades, como trabalhos juntos às unidades judiciárias para disseminar a ideia de estratégia, treinamentos, auxílio na construção dos planos de ação como ferramenta de controle para execução da estratégia, entre outros.
Assista ao vídeo da TV Tribunal: Seminário sobre gestão contribui para reestruturação do TJ
Curta e compartilhe as imagens do seminário na página do TJ no Facebook













