Presidente reúne-se com representantes da Ordem dos Advogados
Possibilidade de ampliação do espaço da instituição na sede do Judiciário foi tema de reunião
Tutmés Airan, presidente em exercício, recebe representantes da OAB/AL Cristiano Soares (Dicom - TJ/AL)
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (05), com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, (OAB/AL). Na ocasião, foi discutida a possibilidade de ampliação do espaço que a instituição ocupa na sede do Poder Judiciário.
A proposta da Ordem é que um espaço de 6m² seja disponibilizado para que os advogados possam usufruir, na sede do TJ, de recursos tecnológicos como certificação digital e peticionamento eletrônico. A estrutura, que será custeada pela OAB, contará com um servidor, treinado pelo TJ, que auxiliará os profissionais quanto aos trâmites do processo virtual.
“Nossa intenção é que a OAB possa estar presente em todos os processos de virtualização das unidades judiciárias. A ideia é que nossa Escola Supeiror da Advocacia (ESA) capacite os advogados com cursos e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) inclua o profissional no mundo virtual”, explicou o presidente da Ordem, Thiago Bomfim.
Presente à reunião, o desembargador Fernando Tourinho, presidente da Comissão de Virtualização, falou sobre o projeto. “A virtualização é um caminho sem volta e acredito que seja muito interessante para o Judiciário este projeto, pois acabamos engajando os advogados”, explicou.
O diretor da CAA, Nivaldo Barbosa, frisou que o projeto é prioridade nas ações da Ordem. “Para nós, a virtualização é uma prioridade. Iremos investir em ações para que ela seja realidade entre a nossa classe”.
O projeto de criar uma rede de conciliadores com advogados, onde estes irão receber por cada processo conciliado, no 1º grau também foi assunto citado na reunião. “O projeto pode revolucionar o 1º grau, pois otimizará o tempo do juiz e diminuirá os custos que envolvem uma demanda”, destacou Tutmés Airan. “Pode até ser copiado por outros Tribunais”, complementou Thiago Bomfim.
Ao final da reunião, o presidente em exercício disse que irá analisar a solicitação. Também participaram do encontro o vice-presidente da OAB, Ednaldo Maiorano, a diretora tesoureira, Karol Mafra, e o representante da diretoria da ESA, Bruno Tavares.













