Esmal 06/06/2013 - 17:42:32
Encontro fortalece parceria entre PCJE e escolas municipais
Durante o encontro, na Esmal, alunos do Cidadania e Justiça fizeram apresentação artística e cultural

Alunos da rede municipal durante apresentação na Esmal para professores e PCJE Alunos da rede municipal durante apresentação na Esmal para professores e PCJE Cristiano Soares (Dicom - TJ/AL)

     A coordenação do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), realizou na tarde desta quinta-feira (06), no Café Literário da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o I Encontro das Escolas Participantes do PCJE de 2013, com representantes da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e de oito escolas públicas da capital.

     O encontro teve o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto e fortalecer a parceria estabelecida entre as instituiçõe. O momento foi de discussão e estudo sobre a influência de projetos que incentivem a cidadania e a educação na vida das crianças e na motivação no cenário escolar.

     A desembargadora Nelma Padilha, coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, comentou a importância da realização do Programa: “Coordenar projetos como esse só me faz crescer como ser humano. Quero agradecer em nome da Esmal essa parceria junto às escolas e à Semed no desenvolvimento desse trabalho, que só vem a somar para a vida dessas crianças”, comemorou, agradecendo, também, aos professores participantes que enriquecem a troca de experiências e o projeto.

     O projeto acontece por meio do trabalho voluntário de professores, juízes, promotores de justiça, defensores públicos e convênios com instituições públicas e particulares. Preocupados com uma melhor qualidade de vida social, atuam em palestras educativas, Cine Esmal, promoção à cultura, esporte, lazer e discussões sobre direitos e deveres do aluno, pais e professores.

     Apresentação Cultural

     Destaque do encontro, os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal João XXIII, do bairro do Jacintinho, fizeram apresentação cultural do projeto No passo do Compasso , com repertório musical que homenageia a cultura brasileira e o trabalho didático estimulado pela escola - com ajuda das professoras Marta e Glycia, que lecionam música e informática, respectivamente e estimulam os alunos a aprender um instrumento musical e a participar de coral.

     Acompanhados pela professora ao teclado, os alunos cantaram músicas infantis do folclore brasileiro, além das músicas Natureza Distraída, do Toquinho; Azul da Cor do Mar, do Tim Maia, Lute por Sua Família, de João Matias; Samba de Uma Nota Só, do Tom Jobim e O Caderno, de Toquinho e Vinícius de Moraes. Encerrando a apresentação o grupo cantou música de conscientização contra os riscos da dengue, numa paródia da música infantil A Baratinha.

     A coordenadora do Departamento de Programas Especiais da Semed, Maria José Pereira, comentou a apresentação: “Uma apresentação como essa nos faz entender a importância do desenvolvimento de trabalhos de incentivo à educação. Isso nos motiva. É importante para transformar crianças e adolescentes em cidadãos”.