Especial 10/06/2013 - 09:01:57
Acesso eletrônico aos autos findos é prática inovadora no TJ
Ferramenta que facilita e agiliza trabalho de profissionais está inscrita no 10º Prêmio Innovare

Solicitação de documentos arquivados através do portal do Tribunal de Justiça de AL Solicitação de documentos arquivados através do portal do Tribunal de Justiça de AL Caio Loureiro (Dicom TJ/AL)

     O desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica acessada remotamente objetivando analisar e conseguir cópias dos autos findos armazenados no Arquivo Judiciário de Alagoas, reduzindo a burocracia e eliminando a petição física (em papel), é prática inovadora que tem facilitado a vida profissional de advogados, defensores, procuradores e promotores de Justiça.

     Implantado há dois anos, o procedimento garante celeridade na obtenção de cópias de processos arquivados definitivamente (autos findos). O acesso objetivando cópias acontece três dias úteis depois do preenchimento de requerimento na seção de serviços no link “Acesso Direto Autos Findos" do portal do Judiciário de Alagoas.

     O acesso consolida a política de acesso à informação do Poder Judiciário de Alagoas, atendendo aos anseios da sociedade na busca por documentação para comprovação de fatos ou garantia de direitos previstos na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, em instituições municipais, estaduais e federais.

     Intitulado de “Acesso Direito Autos Findos”, o acesso está disciplinado no Provimento nº 25, de 1º de agosto de 2011, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), e tem como autores Roldão de Oliveira Neto, Maria Keila Rodrigues, Nilo Brandão Meireles, Geral da Silva Filho e Gilderto Castelo Branco Araújo.

     Arquivo contabiliza 1.800 requisições para cópias

     Inicialmente disponível para acesso a processos de Varas Cíveis de Família da Capital, o requerimento eletrônico mostrou-se exitoso, nos dois primeiros meses de utilização. Em decorrência dos exitosos resultados, foi estendido para Varas Cíveis e Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital.

     Entre agosto de 2011 e março de 2013, os responsáveis pelo Arquivo do Poder Judiciário recepcionaram, através da Internet, 1.800 requisições para cópias de processos já arquivados. As demandas foram atendidas em três dias úteis, contados a partir do preenchimento do requerimento eletrônico.

     Para viabilização do serviço, houve alinhamento de três componentes cardeais: previsão legal de acesso através de provimento, requerimento eletrônico disponível pela Internet e uma plataforma arquivística que está em consonância com o Programa Nacional de Gestão Documental (Proname) do CNJ.

     A prática foi inscrita na categoria Juiz, na décima edição do Prêmio Innovare, considerado uma das maiores premiações da justiça brasileira. Pelo seu caráter inovador, essas práticas estão alinhadas à essência do Prêmio Innovare, que são: inovação e serviços que melhorem a prestação jurisdicional para o cidadão e os operadores do direito.

     ---------------------------------------------------

      Clique aqui e preencha formulário solicitando cópias dos autos findos

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping.