Juiz de Girau do Ponciano obtém resultados positivos com mutirão
Foram realizadas 68 audiências, com um saldo de 97,15% de sentenças e decisões proferidas
Juiz da comarca de Girau do Ponciano, Anderson Santos dos Passos Caio Loureiro (Arquivo/Dicom-TJ/AL)
O juiz Anderson Santos dos Passos, da Comarca de Girau do Ponciano, enviou à Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL) relatório sobre os resultados positivos obtidos com a realização de um mutirão, no último dia 06 deste mês.
Foram agendadas 70 audiências. Destas, 68 foram realizadas, gerando um saldo de 54 processos sentenciados, sendo 29 processos cíveis – procedimento sumaríssimo; Três sentenças de processos cíveis, com procedimento ordinário e 22 sentenças de processos criminais.
De acordo com o relatório, 97,15% das sentenças ou decisões foram proferidas no dia das audiências. Para isso, foram utilizadas pelo Magistrado e sua equipe, quatro salas de aula para a realização das audiências. Dentro de cada sala foram criados três núcleos, cada um composto por quatro alunos de direito, devidamente treinados pelo juiz da Comarca e um coordenador – servidor do Tribunal de Justiça do Estado.
Desta forma, cada coordenador ficou responsável pelos três núcleos de audiências, orientando os estudantes. Quando o coordenador não conseguia resolver as dúvidas dos estudantes, elas eram repassadas ao Magistrado.
Segundo Anderson Santos o mutirão seguiu um modelo hierarquizado, que objetivava dinamizar o andamento dos trabalhos e as audiências. As sentenças produzidas eram repassadas para os coordenadores, que fazia uma triagem e determinavam a correção de erros. Após essa primeira correção, as sentenças eram repassadas para o Magistrado, que fazia as correções finais e assinava.
“Com isso, em pouco tempo, todas as audiências foram realizadas e os processos foram sentenciados. Em alguns casos foram proferidas decisões interlocutórias”, informou o juiz.













