NPF 18/06/2013 - 11:51:02
TJ regulariza adoções em audiência coletiva, nesta quinta
Núcleo de Promoção à Filiação regulariza processos em parceria com Ministério Público e Defensoria

      O Núcleo de Promoção à Filiação (NPF) promove, nesta quinta-feira (20), a partir das 14 horas, no Fórum do Barro Duro, audiência coletiva de adoção unilateral socioafetiva. O evento inclui processos de crianças que não têm o nome do pai biológico no registro civil, mas cujo padrasto ou familiar mostra interesse em legalizar a adoção.

      Durante um ano, a equipe de psicólogos e assistentes sociais analisou 41 processos, com visita familiar, teste psicológico das crianças, e dos demais envolvidos, para identificar o grau de afinidade e ratificar a importância da adoção.

      Dos 41 processos avaliados, apenas 15 são favoráveis para regularização, porque grande parte já havia encontrado o pai biológico, em outros houve a separação do casal, ou ainda, o falecimento do interessado na adoção.

      “O reconhecimento de paternidade é irrevogável. Procuramos identificar entre as famílias, a inexistência de diferença entre o tratamento das crianças que serão adotadas e dos filhos biológicos, quando existem, para estabelecer o reconhecimento de paternidade”, destacou a coordenadora técnica, Ana Cláudia Acioli.

      As ações serão realizadas sob a coordenação da Juíza Ana Florinda Dantas, com participação da representante do Ministério Público (MP), Drª Viviane Sandes, Defensoria Pública e técnicos judiciários.

      A audiência será realizada no Tribunal do Júri, 3º andar, no Fórum da capital, que fica localizado na Av. Juca Sampaio, 206, Barro Duro, Maceió Alagoas.

     ------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e também acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal e visite nossa sala de imprensa.