Presidência 02/07/2013 - 10:51:55
Presidente nega salvo conduto a empresário de Arapiraca
Ivan Ferreira da Silva é acusado de envolvimento no assassinato do servidor José Marcolino Júnior

Desembargador José Carlos Malta, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas Desembargador José Carlos Malta, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas Caio Loureiro

     O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, negou salvo conduto, com pedido de liberdade, ao empresário Ivan Ferreira da Silva, acusado de ser autor intelectual do crime que vitimou o servidor público José Marcolino Júnior, no dia 1º de abril. O crime ocorreu no pátio da prefeitura municipal de Arapiraca. Após o decreto de prisão preventiva, expedido pela 8ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca, o empresário não foi localizado, sendo considerado foragido da Justiça.

     O magistrado de primeiro grau alegou ser necessária a prisão preventiva do acusado para que se garanta a ordem pública, assim como a aplicação da lei penal, sendo o réu, “pessoa de extrema periculosidade”, tamanha a frieza na execução do delito, ao demonstrar descaso com as instituições públicas. O réu também é acusado em outros delitos não especificados nos autos.

     De acordo com o desembargador, em análise aos autos, não existe justa causa alegada pela defesa, devido à gravidade do delito. “Entendo que se evidencia imprescindível a colheita de informações junto à autoridade apontada como coatora para aferir-se, de fato, ao menos prima facie e estreme de dúvidas, o paciente sofre de constrangimento ilegal, razão porque deixo de apreciar, por hora, a liminar requerida” justificou.

     A defesa afirmou que o paciente é empresário, tem atividade lícita, endereço certo, que é pessoa ordeira, que inexistem fundamentos para sustentar o decreto de prisão e solicitou que seja declarada a ilegalidade da ordem. Justificou ainda que, no momento, o réu encontra-se viajando a negócios.

     ------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping.