Corregedoria 23/07/2013 - 09:40:50
Magistrados reúnem-se para tratar do cumprimento de metas da Enasp
Corregedor destacou importância do engajamento de juízes e servidores

Juízes debateram com o corregedor alternativas para cumprimento de metas Juízes debateram com o corregedor alternativas para cumprimento de metas Ascom CGJ-AL

     Juízes de Comarcas do interior de Alagoas participaram, nesta segunda-fera (22), de uma reunião com o corregedor Alcides Gusmão, o presidente da Associação Alagoana dos Magistrados (Almagis) Pedro Ivens e o desembargador Otávio Praxedes acerca do cumprimento das metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

     Otávio Praxedes, que é gestor das referidas metas, apresentou um relatório de atividades aos magistrados, após inspeções em 15 unidades judiciais do Estado.

     Em algumas Comarcas, a exemplo de Flexeiras, Passo de Camaragibe, Junqueiro, Cacimbinhas e Maravilha foi atingido o cumprimento dos processos em andamento, bem como na 17ª Vara Criminal da Capital. Já na 3ª Vara Criminal de São Miguel dos Campos a meta 3 foi superada, com o julgamento de 165% dos 172 processos existentes.

     No caso da meta 4, 80% dos processos já foram a júri, restando apenas 7 processos pendentes de julgamento.

     Foi sugerida à presidência do Tribunal de Justiça do Estado que os juízes que cumpriram as metas recebam certificados públicos ou medalhas, para enaltecer o trabalho e também estimular os demais colegas.

     "Um dos objetivos da reunião foi dialogar sobre aspectos que envolvem o cumprimento das metas 3 e 4 da Enasp. Para que elas sejam efetivadas precisamos da ajuda dos magistrados e servidores", destacou o corregedor.

     Metas

     A Meta 3 da Enasp prevê que sejam proferidas sentenças de pronúncia em todas as ações penais por crimes de homicídio doloso, ajuizadas até 31 de dezembro de 2009. A sentença de pronúncia é aquela por meio da qual o juiz admite a existência de indícios de crime doloso contra a vida e, em função disso, define que o caso deve ir a júri popular.

     De acordo com a Meta 4 deve ser realizado o julgamento de todas as ações penais contra crimes de homicídio doloso distribuídas até 31 de dezembro de 2007.

     Ascom CGJ-AL

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping.