Esmal 31/07/2013 - 14:29:24
Esmal entrega 250 uniformes a alunos da rede municipal
O evento beneficiou as crianças do projeto Atleta do Futuro, que motiva a prática de esportes

Caio Loureiro (Dicom - TJ/AL)

     O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) entregou, na manhã desta quarta-feira, 250 uniformes e 250 tênis aos alunos da Escola Municipal Walter Pitombo Laranjeiras, que participam do programa Atleta do Futuro desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Braskem e a Casa da Indústria.

     O programa Atleta do Futuro insere as crianças no meio social e desenvolve atividades de lazer, cultura, entretenimento, educação e cidadania, envolvendo os alunos em atividades em horário contrário ao de estudos, afastando-os das drogas e da violência, além de possibilitar a aquisição de vestimentas, que por conta das condições financeiras, algumas crianças não têm acesso.

     “A gente quer se fazer presente nas comunidades e junto com as escolas nós fazermos um trabalho de valorização do ser humano, que começa com a criança, com o estudante. Para isso, temos parcerias importantíssimas que fazem com que nosso projeto dê certo”, comenta a desembargadora Nelma Padilha, coordenadora de projetos especiais da escola.

     No evento, que aconteceu na Escola Municipal Walter Pitombo, estiveram presentes a coordenadora de Projetos Especiais da Semed, Virgínia Ferreira, o superintendente de marketing da Braskem, Milton Pradines, que realizou a doação de 250 tênis, e Alberto Cabuz, 1º secretário da diretoria efetiva da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), que comentou a parceria: “Nós empresários temos a consciência de que temos que ajudar a escola pública para que ela possa se manter funcionando. Estamos nos juntando para fazer com que essas crianças tenham a oportunidade de formar seu caráter”.

     Projeto Atleta do Futuro

     O projeto surgiu ainda na gestão do des. Sebastião Costa Filho, como uma forma de retirar as crianças das ruas durante o horário que elas não estão na escola. Junto à Semed, três escolas foram escolhidas, Claudinete Batista, Ranilson França e Walter Pitombo Laranjeiras, que se localizam em áreas de vulnerabilidade social.

     “Estamos trabalhando com 250 crianças no projeto Atleta, para isso fizemos parceria com o SESI, que dá a estrutura para a prática do esporte e professores, com a Semed que nos apresenta as escolas com atuação de destaque e nós da coordenação de Cidadania da Esmal viabilizamos todo o projeto, além das ações culturais como palestras e Cine Esmal”, explicou a gerente do Programa Cidadania e Justiça, Ana Valéria.

     A equipe da TV Tribunal também esteve na ação, confira o vídeo.