Corregedoria 02/08/2013 - 11:26:56
Famílias italianas solicitam habilitação para adoção internacional em Alagoas
Pedidos serão analisados pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai)

Fátima Pirauá preside comissão que vai analisar pedidos de habilitação Fátima Pirauá preside comissão que vai analisar pedidos de habilitação CGJ/AL

     Dezesseis famílias italianas solicitaram, nesta sexta-feira (02), à Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), que funciona na Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL), a habilitação para adotar crianças no Estado.

     Os pedidos foram feitos através do Projeto São José, organismo italiano que auxilia estrangeiros em adoções no Brasil. A habilitação das famílias, que dura cerca de dois meses, é a fase inicial para a adoção, quando elas precisarão apresentar documentos pessoais à Cejai, que é presidida pela juíza auxiliar da CGJ-AL, Fátima Pirauá e composta pelos juízes Ana Florinda e Fábio Bittencourt.

     Segundo informações da Cejai, os estrangeiros costumam adotar crianças com idade mais avançada do que as que são procuradas pelas famílias brasileiras. Atualmente, 21 crianças e adolescentes, a maioria do sexo masculino, com idade entre 10 e 17 anos, estão aptas para a adoção nacional e internacional no Estado, de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção.

     Casais habilitados

     Onze casais estrangeiros, de países como Estados Unidos, França, Espanha, Portugal e Suíça já estão habilitados para a adoção em Alagoas. A última adoção internacional no Estado aconteceu em 2010, feita por um casal misto, que mora nas Filipinas. Uma alagoana, casada com um inglês adotou o sobrinho.