Em Dia com a Justiça 19/08/2013 - 13:09:36
4ª Vara Criminal de Palmeira já realizou 23 júris em 2013
Em Dia com a Justiça mostra força-tarefa para cumprimento de metas da Enasp. Veja vídeo!

Sessão do Tribunal do Júri da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios, no Agreste Sessão do Tribunal do Júri da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios, no Agreste Reprodução/TV Tribunal

     A reportagem do Em Dia com a Justiça, que vai ao ar às 15h15 desta segunda (19), na TV Educativa (3) e na NET TV (6), foi à Comarca de Palmeira dos Índios mostrar o trabalho do juiz Ferdinando Scremin Neto, da 4ª Vara Criminal, e que já conduziu, em 2013, 23 julgamentos populares de acusados de crimes dolosos contra a vida.

      Clique e Assista ao vídeo sobre julgamentos populares, em Palmeira dos Índios

     "O objetivo é o cumprimento integral das metas da Enasp (Estratégia Nacional de Segurança Pública) em prol da segurança pública, já que os crimes dolosos contra a vida têm por finalidade a discussão do patrimônio mais importante, a vida. Temos que dar prioridade, dando resposta à sociedade", afirmou.

     O objetivo da ação é fazer com que os crimes não prescrevam, afastando a sensação de impunidade, em todo o território brasileiro. Entre 7 e 10 processos relacionados ao Tribunal do Júri devem ser julgados até o final deste ano, segundo explicação do juiz à jornalista Camila Cahet, repórter da TV Tribunal.

     Além de beneficiar a comunidade acadêmica, os júris realizados na Comarca de Palmeira dos Índios também beneficiam estudantes do ensino médio. "O Judiciário tem estado aberto à comunidade acadêmica e aos estudantes que buscam informações sobre as carreiras que pretendem seguir", reforça o magistrado.

      Milena Costa, aluna de uma escola secundarista de Palmeira, assistiu ao júri conduzido pelo magistrado e ouviu suas explicações sobre o processo de julgamento. "A orientação psicológica ajuda, mas a observação do trabalho do fórum e do juiz é essencial para quando nós vamos escolher a profissão", comentou.

     

     ---------------------------------------------------

     Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping.